Pecado e restituição

“Zaqueu, porém, levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Aqui e agora dou metade dos meus bens aos pobres e, se eu tiver enganado alguém, devolverei o quádruplo do valor. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porque também este homem é filho de Abraão” (Lucas 19:8-9).

A restituição é a vontade revelada de Deus. Se ela for omitida, embora tenhamos o poder de fazê-la, a culpa permanecerá na consciência e o progresso espiritual será prejudicado. Mesmo que isso envolva dificuldade, abnegação e grande perda, deve ser feito.

Se as pessoas que foram defraudadas estiverem mortas, seus herdeiros devem ser encontrados, se isso puder ser feito, e a restituição deve ser feita a eles. Mas pode haver casos em que isso não possa ser feito, e então apenas o dinheiro deve ser dado ao Senhor para Sua obra ou para Seus pobres.

Mais uma palavra. Às vezes, a pessoa culpada pode não ter a graça suficiente, se os legítimos proprietários estiverem vivos, para lhes dar a conhecer o pecado; sob tais circunstâncias, embora não seja a melhor e mais bíblica maneira, em vez de ter a culpa permanecendo na consciência, é melhor fazer a restituição anonimamente do que não fazer nada.

Há quase cinquenta anos, conheci um homem preocupado com sua alma, que havia roubado dois sacos de farinha de seu patrão, e que foi instado por mim a confessar esse pecado a seu antigo empregador e a fazer a restituição. No entanto, ele não quis fazer isso, e o resultado foi que, durante vinte anos, ele nunca teve paz de espírito até que isso fosse feito. (George Muller).

Design downloaded from free website templates.