O Mestre abre as Escrituras

"Então ele lhes disse: Ó tolos e tardos de coração para acreditar em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas e entrasse em sua glória? E começando por Moisés, e continuando por todos os profetas, declarou-lhes em todas as Escrituras o que eles diziam a respeito dele" (Luc. 24:25-27).

Assim fala o estranho caminhante. Os olhos dos discípulos ainda estão velados. Não está registrado aqui quais Escrituras ele declarou a eles; simplesmente diz que começou com Moisés.

Ele pode ter mostrado a eles a passagem em que Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou em um poste elevado, para que o mordido olhasse para cima. "Assim, o Cristo teve que ser levantado, como a serpente de bronze, para que todo aquele que olhasse para ele fosse salvo. Vocês não entendem?".

Ou talvez ele tenha citado Moisés quando disse: "Um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu, o Senhor teu Deus levantará para ti; vocês o ouvirán" (Deut. 18:15). Este é o profeta a ser ouvido! Quantas outras passagens Jesus lhes mostraria através de todos os profetas!

Ele certamente apontou para eles em Isaías: "Um menino nos nasceu... e o principado está sobre os seus ombros" (9:6). Ou Isaías 53: "Ele foi levado como um cordeiro ao matadouro... calou-se e não abriu a boca... Quando tiver posto a sua vida em expiação do pecado, verá a linhagem, viverá longos dias" (vs. 7, 10). Ele viverá! Isso é o que Isaías disse, que ele daria sua vida, ele seria levado ao matadouro como um cordeiro, mas isso significava a salvação deles.

"Tolos, lentos de coração para acreditar!". Este é o infortúnio do homem: seu coração é lento para acreditar. O homem quer ver com os olhos, quer tocar, quer mover-se sempre no plano do tangível, do visível; se não, o coração que é lento, não quer acreditar.

Design downloaded from free website templates.