A Rocha que nos acompanha

Assim que saiu do Egito e passou o Mar Vermelho, o povo entrou no deserto o teve sede. No princípio de nossa vida cristã, só no deserto é que Deus consegue falar ao coração (Os. 2.14).

A primeira vez Deus deu água de uma fonte amarga que tornou-a doce, mas a segunda vez foi de uma rocha. E esta rocha era Cristo (I Cor. 10.4). Por aonde o povo ia, a rocha, isto é, Cristo ia também. A rocha foi ferida para que pudéssemos beber da fonte da vida.

Mas ouve um terceiro episódio com a falta de água que também traz um ensino muito precioso para nós nesses dias (Núm. 20.2-13). Na primeira vez Deus disse para Moisés ferir a rocha com a vara, mas desta vez para levar a vara, e falar à rocha (v. 8). A rocha já foi ferida, e foi ferida uma só vez. Agora o Senhor deseja sarar e não ferir, agora Ele quer curar e santificar o seu povo pela sua Palavra (Sal. 107.20).

Mas Moisés desobedeceu. Ele feriu a rocha duas vezes. Quantas vezes não temos tomado esta mesma atitude? Ao invés de usar a Palavra de Deus para sarar, usamo-la para ferir os irmãos. Duas vezes. Ferimos ao Senhor e ferimos aos irmãos, a igreja, que é o próprio Senhor (At. 9.5).

Moisés com este episódio não perdeu a sua salvação. Não é o caso de perder a salvação, porque temos o testemunho que ele saiu do Egito e comeu do cordeiro pascal, mas não entrou na terra, no repouso sabático que Deus preparou para o seu povo. Canaã é a figura do reino que já gozamos agora através de Cristo (Luc. 17.21), mas também é a figura do reino milenar de Cristo.

Mesmo que o povo esteja em rebeldia, como estava à nação de Israel em Meribá, não podemos se irar e ferir a Sua Igreja com a Sua Palavra. Em toda situação, o servo do Senhor deve sempre corrigir com mansidão, porque a Rocha sempre estará pronta para dar água, e manifestar graça a qualquer homem sedento.

Esta Rocha nos acompanha, e nos acompanhará até o fim dando águas purificadoras e santificadoras. Que cada um de nós olhe para a benção da rocha e não para o pecado do povo. Que possamos ajudar o povo a esperar, confiar, e tirar água dela sempre que for necessário.

Design downloaded from free website templates.