Guarde a sua espada

"Mas um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a sua espada, e ferindo a um servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. Então Jesus lhe disse: Torna a sua espada ao seu lugar; porque todos os que tomarem a espada, pela espada perecerão" (Mateus 26:51-52).

Há muitas ações semelhantes que pode ser comparada ao fato de “Sacar uma espada”, mas nenhuma é boa. Não é correto sacar uma espada para nos vingar disse o Senhor. Fazê-lo é uma atitude natural do cristão carnal; do ser humano quando é ofendido e procura, portanto, defender-se ou vingar-se; como desejava Balaão: “Porque zombaste de mim. Oxalá tivesse uma espada em minha mão, porque agora te mataria!” (Números 22:29).

O cristão espiritual renuncia a vingança e confia no Senhor. E o faz por um ato de fé; sabendo que o Senhor é vingador dos que o temem. Mas, além disso, “sacar a espada” significa morrer pela espada; todos colhemos as mesmas ações, atitudes, palavras e julgamentos que semeamos.

Quando nos vingamos por nós mesmos, abrimos um ciclo que não se fechará. Com a mesma vara que medimos seremos medidos, e a violência só gera mais violência. Por outro lado, “sacar a espada” impede que se cumpra em nós a vontade de Deus; nos vingar valendo de nossos próprios meios, métodos, forças ou sagacidade, impede que o Senhor faça em nós a sua obra e que, portanto, possamos propagar a sua graça e o seu poder.

Parecer com Cristo, ser como ele, alcançar a maturidade espiritual, transpassar os limites do meramente humano, frágil, corrupto e carnal e crescer em grandeza, em glória, em virtude e em maturidade, só é possível se guardarmos as nossas espadas.

Deixemos as ofensas recebidas nas mãos de Deus. Ele saberá fazer o que convém. Perdoemos e façamos com que nossas espadas voltem para o seu lugar.

Pr. José R. Frontado

Design downloaded from free website templates.