Do alto

Quando o Senhor Jesus disse a Nicodemos que era necessário nascer de novo, está usando uma palavra grega que também pode traduzir-se como "do alto". De fato, assim põem em algumas Bíblias. Mas Nicodemos entendeu o significado mais simples, e que encaixava em seu sistema de crenças.

Para ele, um gentio devia experimentar uma espécie de regeneração se quisesse fazer parte do povo de Deus, mas nunca um judeu como ele. Portanto, pensou no nascimento físico, e daí a sua surpresa e a sua pergunta lógica: "Como pode um homem nascer sendo velho?".

Mas o Senhor falava de um nascimento celestial. A palavra grega anöthen se traduz como "do céu" em João 3:31; e como "de cima" em João 19:11. Assim se estabelece o nascimento do alto como um requisito 'sine qua non' para entrar no reino de Deus. No primeiro capítulo de João já se havia dito: "A todos os que o receberam, aos que crêem no seu nome ... os quais não são gerados do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas sim de Deus" (João 1:12-13).

No evangelho de João faz-se uma grande diferença entre o que é terrestre e o que é celestial. Falando João o Batista diz: "O homem não pode receber nada, se não lhe for dado do céu" (João 3:27); e em seguida adiciona: "Aquele que vem de cima, é sobre todos ... o que vem do céu, é sobre todos" (3:31), referindo-se ao Senhor Jesus.

Nicodemos era um homem bom, e piedoso; um homem íntegro segundo a lei. Mas as palavras do Senhor nos dizem claramente que a Nicodemos não bastava ser aperfeiçoado segundo a lei, mas sim necessitava uma intervenção divina, um nascimento de cima. Mesmo o melhor homem natural é imensamente inferior ao pior homem espiritual. A mais seleta fabricação humana é nada diante da glória daquele que é nascido do céu.

Por isso o Senhor escolheu a Nicodemos para lhe dizer isto. Podia ter dito à mulher samaritana, ou ao homem que tinha nascido cego, mas não. Disse ao melhor dos homens. Para que não pensemos que basta ter uma natureza humana aperfeiçoada, ou um homem exercitado em certas virtudes.

Nicodemos, como todos os homens, pertence à linhagem adâmica, e essa linhagem está irremediavelmente perdida. É necessário ser introduzido em nós uma natureza nova se é que queremos entrar no território de Deus. Algo que resista ao tempo, e a eternidade. "Toda carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a flor", diz o profeta. Só o que vem de cima ficará em pé quando esta terra e este céu forem removidos. Só o que é nascido do alto permanecerá para sempre.

Design downloaded from free website templates.