O evangelho para os cristãos

No começo da epístola aos Romanos nos chama a atenção, que Paulo tenha dito aos irmãos o seu desejo de ir anunciar-lhes o evangelho (1:15). Enquanto disse pouco antes que queria comunicar-lhes "algum dom espiritual, a fim de que sejam confirmados" (1:11), parece-nos razoável, porque se trata de cristãos que já creram no evangelho, que já são salvos.

Mas o certo é que Paulo começa sua epístola com o evangelho para os cristãos de Roma. Isto se confirma em três versículos sucessivos (1:15-17), menciona a palavra, destacando alguns aspectos específicos. No primeiro Paulo expressa sua disposição para anunciar-lhes o evangelho; no segundo, diz que o evangelho é o poder de Deus para a salvação; e no terceiro, que no evangelho a justiça de Deus se revela por fé e para fé.

É geral a opinião que Romanos é a mais extensa e pormenorizada relação doutrinal de Paulo. Nela se tocam alguns dos tópicos fundamentais da fé cristã: a lei, a graça, a justificação, a redenção, a santificação, a glorificação, o Espírito, etc. É verdade que alguém pode ser um cristão sem conhecer alguns desses ensinos fundamentais, mas é verdade também que ninguém pode ser um cristão maduro ignorando-as.

De maneira que não é de se estranhar que Paulo esteja disposto a anunciar o evangelho "também" aos irmãos de Roma, a quem não conhecia de vista. (Este "também" nos dá a entender que era tarefa cotidiana de Paulo anunciar o evangelho aos cristãos).

Alguém pode desconhecer os ensinos de Romanos e ser um cristão perfeito? Mais ainda, pode alguém pretender servir a Deus passando por cima das experiências de Romanos? Pois não se trata só de conhecer as doutrinas, mas sim de ter as experiências que há por debaixo dessas doutrinas.

A lei não é preocupação só dos judeus, mas também dos cristãos, porque a lei tem expressões muito variadas em todos os homens, sejam judeus ou gentios. (E é por isso que Paulo fala da lei aos cristãos gentios de Roma). Todo cristão precisa saber como ser livre da lei, porque a lei, associada com a carne, produz a escravidão do pecado. Se não conhecermos a maneira de Deus de nos libertar da lei, não saberemos como ser livres do pecado.

Tampouco poderemos caminhar bem se não conhecermos experimentalmente o poder da graça, a única capaz de nos sustentar firmes. Pela graça somos conduzidos por um caminhar em vitória, sustentados pelo Espírito Santo. Se estivermos sob a lei, o Espírito não terá base para operar em nós, pois ainda estaremos em nossa carne. Em seguida, todas essas coisas nos conduzem à experiência de viver no corpo que é a igreja.

Assim, passo a passo, Paulo nos mostra qual a resposta de Deus para as nossas maiores necessidades. Então podemos concordar com Paulo que verdadeiramente o evangelho é "o poder de Deus para a salvação", não só dos incrédulos, mas também dos crentes.

Design downloaded from free website templates.