Os três períodos da salvação

A Bíblia divide o assunto da salvação em três períodos. O primeiro período é o passado, no qual Deus nos salvou do castigo do pecado, que é a morte. O segundo período é o presente, no qual Deus nos está salvando do poder do pecado. O terceiro período é o futuro, no qual Deus nos salvará da presença do pecado, e entraremos no Reino a fim de reinar com Cristo. Deixe-me ilustrar cada um destes períodos com um versículo pertinente:

1. "Quem (Deus) salvou-nos e nos chamou" (2ª Tim. 1:9). Esta é a experiência passada que teve todo aquele que crê.
2. "Pelo qual (Cristo) pode também salvar perpetuamente aos que por ele se aproximam de Deus" (Heb. 7:25). Esta é a salvação presente que podemos obter hoje.
3. "Assim também Cristo foi oferecido uma só vez para levar os pecados de muitos; e aparecerá pela segunda vez, sem relação com o pecado, para salvar aos que lhe esperam" (Heb. 9:28). Esta é a salvação futura e completa.

Portanto, é evidente que as Sagradas Escrituras se referem aos três períodos da salvação. Todos os cristãos podem ter a salvação passada, mas é possível que não tenham a salvação presente e a futura. Alguns podem ter a salvação passada e a presente e estar em busca da salvação futura. Uma pessoa pode ser salva do castigo do inferno embora ainda peque com freqüência. Uma pessoa pode ser salva do castigo do inferno, mas pode ser que não reine no futuro.

Citarei outras três passagens para provar a validade dos três períodos da salvação:

1. "Porque pela graça sois salvos" (Ef. 2:8). Esta passagem se refere à salvação passada.
2. "Porque se sendo inimigos fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos por sua vida" (Rom. 5:10). Esta passagem tem relação com a forma como somos salvos hoje, pela vida do Senhor.
3. "Porque em esperança fomos salvos" (Rom. 8:24). Esta passagem indica a salvação futura.

Agradecemos e louvamos ao Senhor, pois somos salvos! Entretanto, existem dois períodos da salvação que ainda precisam ser experimentados. Portanto, devemos prosseguir com fervor. Para as pessoas que ainda não são salvas, devemos lhe dizer que creiam, para que sejam redimidas do castigo do inferno. Mas nós, que fomos libertos do inferno, precisamos ser salvos do poder do pecado e procurar a glória do Reino vindouro. Operemos, todavia, a nossa salvação com temor e tremor. (Watchman Nee).

Design downloaded from free website templates.