Crer e esperar

"...aquele que crer não se apressará" (Isaías 28.16).

Sempre que nos aparece uma situação nesse mundo, a proposta é que apressadamente tomemos uma posição. O mundo não aceita espera, ele não suporta o tempo, ele está sempre em competição, está sempre procurando superar as barreiras do tempo e espaço, e constantemente nos instiga a correr com eles: "E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós" (I Pedro 4.4).

O mundo faz oposição aos filhos de Deus, porque vive do que é aparente, do sensório, e tudo é para agora, já; mas os filhos de Deus, os justo, vivem da fé. A pressa não é inimiga da perfeição, mas da fé. A fé é um firme fundamento, uma âncora segura e firme. A fé não é um sentimento, mas a ação de esperar num firme fundamento, de esperar na Palavra dAquele que não pode mentir: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu" (Heb. 6.18-19).

Apressar, para o mundo pode ser uma virtude, mas para Deus é incredulidade. A atitude daquele que crê não é a ansiedade, a pressa, mas o descanso: "E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre" (Is. 32.17). A alma do cristão, que ainda não está plenamente santificada, necessitada da Palavra de Deus. Nós que somos seus filhos, precisamos ouvir o seu ensino que diz: "Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor... Descansa no Senhor, e espera nele... Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" (Sal. 27.14; 37.7; 46.10).

O Salmo 131 nos ensina como devemos nos portar diante de Deus, isto é, como uma criança desmamada no seio de sua mãe. Isto é humildade verdadeira, é ser maior no Reino dos céus: "Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus" (Mat. 18.4). Aquele que crer, não se apressará. Isto não é uma possibilidade, mas uma afirmação de Deus. Não nos enganemos a nós mesmos; seja o nosso falar sim, sim; e não, não. Se nos apressamos é porque não estamos crendo.

A incredulidade ou a fé também pode se tornar algo visível. Ela se torna visível pela pressa ou pelo descanso. Se há descanso então há fé, se há ansiedade e pressa, é incredulidade. Caso estejamos agitados, ansiosos, com pressa, não devemos nos queixar, mas voltarmos para Ele, para Jesus, autor e consumador dessa fé preciosa (Heb. 12.2).

É necessário irmos a Jesus e o conhecermos Aquele que é manso e humilde de coração e acharemos fé nEle, e descanso para as nossas almas: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mat. 11.28-29).

Design downloaded from free website templates.