A bênção de Abraão

Em Gálatas temos uma interessante associação entre a justiça de Deus, a promessa e o Espírito Santo. Os cristãos da Galácia tinham um grave problema, e Paulo prontamente os socorre, e exercendo muita autoridade, para ajudar-lhes a sair do problema. Eles tinham se envolvido na lei, fazendo uma mistura de graça e lei.

E então, Paulo lhes faz um par de perguntas que os trazem de novo à prudência: "Recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?" (3:2); "Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e faz maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?" (3:5). Há uma estreita relação entre o ouvir com fé a recepção, e a ministração do Espírito; entre o ouvir com fé e as maravilhas que Deus opera no meio do seu povo.

Pelo ouvir com fé Abraão foi justificado, e recebeu a promessa; não pelas obras. Então, eles deviam voltar para ouvir com fé, à justiça, e às promessas de Deus. E qual é a promessa, aqui neste capítulo de Gálatas? Vejamos: "Para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão alcançasse os gentios, a fim de que pela fé recebêssemos a promessa do Espírito" (3:14).

Os Gálatas estavam apartando-se da fé, e conseqüentemente, do Espírito. As obras estão sempre associadas com a carne, e a conseqüência é o pecado e a condenação. Em troca, a fé vai sempre associada com o Espírito, e a conseqüência é o aprazível fruto de justiça. É por isso que em Gálatas capítulo 5 temos o fruto do Espírito.

Notemos o desenvolvimento deste ensino: No capítulo 3 está a recepção do Espírito (v. 2); em seguida o fornecimento do Espírito (v. 5), tudo isto conforme o cumprimento da promessa ("a bênção de Abraão") (v. 14), e no 5:22-23 o fruto do Espírito: "Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança". Nisto há uma ordem, uma seqüência.

O fruto do Espírito é a conseqüência natural de receber a permanente ministração do Espírito, de um caminhar em fé, aferrado à promessa de Deus. O fruto do Espírito é muito mais que os dons e as manifestações do Espírito. Os dons e manifestações são úteis e proveitosos para a edificação da igreja; o fruto do Espírito, com suas ricas e variadas expressões, o é ainda mais, porque mostra a formosura do Senhor Jesus Cristo.

Existe esterilidade em nossa vida cristã? Talvez tenhamos caído da graça para as obras. Sendo assim, o Espírito é apagado e entristecido. Tudo se torna pesado porque fica à custa das escassas forças humanas. Portanto, a fé de Abraão nos traz a bênção de Abraão, que é a justiça de Deus (Gál. 3:8-9), e a promessa do Espírito (3:14). Permaneçamos nelas, pela fé.

Design downloaded from free website templates.