A experiência cristã em Efésios

Efésios é uma epístola que nos mostra coisas passadas, presentes e futuras. Isto se aplica aos propósitos de Deus para com os crentes em particular e com a igreja, o qual é muito profundo. Mas aqui queremos dar só algumas pinceladas a algumas coisas referidas aos crentes, em sua experiência cristã.

No capítulo 2 temos relatado nossa condição no mundo, e nossa salvação em Cristo, por graça. Em seguida, na segunda parte do capítulo nos explica como Deus fez para ter um só povo, quer dizer, ali está a unidade dos filhos de Deus. A unidade não é uma aspiração, mas sim um êxito de Cristo na cruz.

No capítulo 3, logo depois de fazer um breve relato sobre o seu ministério, Paulo nos introduz na terceira grande coisa referida à experiência cristã. Trata-se do habitar de Cristo no crente, e na igreja como um todo. No versículo 3:12 está o crente habitando em Cristo, e no 3:17 está Cristo habitando no crente. (Isto tem uma perfeita correlação nas palavras: "Permanecei em mim e eu em vós", Jo. 15:4). Esta experiência permitirá à igreja toda um conhecimento real e profundo da pessoa de Cristo e do amor de Cristo (v. 18-19). Isto representa a perfeição da experiência cristã em Cristo.

Em seguida, no capítulo 4 está a culminação da experiência cristã, em seu conjunto como igreja. (Note-se que a experiência cristã começa sendo muito individual, com a salvação, mas logo depois se torna muito coletiva, muito da igreja em seu conjunto). Qual é esta culminação?

Naturalmente, a culminação tem a ver com Cristo na igreja, não no crente individual. Aqui temos os ministros cumprindo o seu ministério de equipar os santos; logo temos os santos realizando a obra do ministério, e assim o corpo vai se edificando até alcançar a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até o estatura de um varão maduro, Cristo mesmo. Quer dizer, Cristo plenamente indivisível e expresso pelo Homem Celestial completo, o qual inclui à Igreja.

Mas o que temos nos capítulos 5 e 6, se é que a culminação está no 4? Temos dito que quanto à experiência cristã, a culminação está no 4. O capítulo 5 nos mostra a igreja na glória, havendo já alcançado as metas de Deus, pois é uma igreja sem mancha e sem ruga, entregue ao seu Noivo celestial. O capítulo 6, enquanto isso, é um ensino final, e como em apêndice, a respeito da luta espiritual que terá que enfrentar –e como enfrentá-la– pois para a consecução dos propósitos de Deus há oposição, e há batalhas para acontecer. Quando vemos o propósito de Deus, em sua amplitude eterna, e vemos qual é o nosso papel nele, as trevas manifestarão sua oposição, e tentarão nos perturbar.

Assim, pois, em Efésios temos algumas das mais importantes experiências cristãs, tanto no pessoal como no coletivo: A salvação em Cristo, a unidade obtida por Cristo, a habitação de Cristo em nós (que é a plenitude em Cristo), e a plena maturidade do Homem celestial (que é a plenitude de Cristo na Igreja).

Design downloaded from free website templates.