"Dizei a Arquipo..."

"Dizei a Arquipo: Cuida do ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires" (Col. 4:17).

"Dizei" é um imperativo, uma ordem de comunicar algo a alguém. Aqui, é um mandato que expressa a vontade de Deus para um homem. Certamente Deus já tinha falado ao coração deste homem, mas foi tardio para responder, ou relaxou tanto, que não é capaz de entender o que o Senhor está lhe ordenando. Então Deus recorre a alguém que vá em Seu nome e lhe diga com voz audível o que espera dele.

A carta em que aparece esta ordem está dirigida à igreja em Colossos, portanto, o apóstolo espera que a igreja o exorte, anime-o, ou talvez, repreenda este servo do Senhor, para que retome o seu serviço ao Senhor e ao Corpo. A igreja deve velar e preocupar-se quando um servo não está cumprindo o seu ministério. O que é que você necessita? O que o tem detido? Como podemos ajudá-lo para que se restaure, se tiver caído em desgraça?

"…a Arquipo". Na terna carta de Paulo a Filemon, Arquipo é mencionado junto a Filemon e à amada Áfia, o qual sugere que tenha sido o filho de ambos. A igreja é mencionada a seguir, e em forma geral, de modo que Filemon, Áfia e Arquipo parecem ser os donos da casa. "Arquipo, nosso companheiro de lutas" – diz Paulo. Isso significa que juntos tinham lutado a boa batalha. Era parte da equipe apostólica que tinha levado o evangelho por todo lugar e fundado e edificado igrejas por toda a região.

Arquipo era um homem que conhecia a vontade do Senhor; no entanto, por alguma razão, hoje se encontra parado e não cumprindo o seu ministério. A exortação para o serviço implica que tais impedimentos podem ser removidos, que não são coisas que o desqualifique pelo resto da vida. Significa também que o servo está em condições de exercer tal ministério, só que deve ser estimulado a fazê-lo.

"Cuida" é uma palavra que expressa um chamado de atenção. O que você esta fazendo com a sua vida, Arquipo? Como está empregando o seu tempo? O que há com os seus dons e talentos que não estão sendo devidamente exercidos? Está se relaxando? Perdeu a paixão que antes tinha pela pessoa do Senhor? Há tanta necessidade em Colossos e em toda a região, e você não se comove?

"Cuidai de vós e de todo o rebanho", disse Paulo aos anciões de Éfeso e Mileto (Atos 20:28), em uma exortação à vigilância com respeito ao relaxo dos padrões de fé, santidade e fiel serviço ao Senhor que sobreviria às igrejas. "Tende cuidado", nos diz em Hebreus 12:15, "não seja que … brotando alguma raiz de amargura … muitos sejam contaminados".

Unindo estas duas exortações para "cuidar" que nos dão as Escrituras, podemos dizer aos Arquipos de hoje: "Irmão, não fique parado remoendo amarguras, levante-se, é necessário que hoje resplandeça em ti a glória do seu Senhor; algo de Cristo deve ser expressado por ti agora mesmo no meio onde vive". Como disse um amado servo do Senhor: "A trombeta do anjo convoca para a tarefa".

Design downloaded from free website templates.