Em Cristo, para nós

As epístolas de Paulo são eminentemente cristocêntricas. Efésios em particular é uma delas. Especialmente nos 3 primeiros capítulos –os chamados doutrinais ou revelacionais, que é a metade da epístola– a ênfase está em Cristo.

Nada se refere diretamente ao crente, se não está em Cristo. Deus não se relaciona com o homem, a não ser por meio de Cristo, e em Cristo. Isto fica claramente manifestado através de algumas preposições e locuções prepositivas. Revisemos-las: "Em Cristo", "nele" (Cristo), "diante dele (Cristo)", "por meio de Jesus Cristo", "no Amado" (quer dizer, Cristo), "em quem" (Cristo), "no Senhor Jesus", "dele" (Cristo), "daquele" (Cristo), "junto com Cristo", "junto com ele", "com Cristo Jesus", "em si mesmo" (Cristo), "de Cristo", "em Cristo Jesus nosso Senhor", "no Senhor", "de quem" (Cristo), "a Cristo", "em Jesus", "do Senhor".

Estas expressões aparecem repetidamente em vários casos através de toda a epístola, e aplicadas às mais diversas questões. O que significa isto? Na leitura especialmente dos três primeiros capítulos, podemos apreciar que Deus fez em Cristo e por Cristo todas aquelas coisas que em seguida são outorgadas ao crente e à igreja. O crente não tem nenhum protagonismo ali, senão simplesmente receber.

Nestes três capítulos, há 2 orações de Paulo a favor dos crentes. Elas expressam o desejo de Deus de que eles sejam favorecidos com dons adicionais a todos os já recebidos. Note-se que não são demandas, nem exortações, mas sim orações do apóstolo, para que eles recebessem algo.

Na primeira (1:15-23) pede-se espírito de sabedoria e revelação no conhecimento de Cristo, em relação à esperança, a herança e o poder que há nele. Tudo isto, para conhecer o alta chamamento do crente e da igreja. Paulo pede que os crentes sejam transladados da esfera do humano ao divino, a fim de compreender o propósito de Deus. A segunda oração (3:14-21) contém o desejo de Paulo de que eles sejam fortalecidos de tal maneira que Cristo possa habitar pela fé em seus corações. Assim poderão compreender as dimensões cósmicas e o amor do Homem Celestial (Cristo e a igreja).

Estas duas orações expressam o que Deus deseja que eles recebam no futuro, pois todo o resto já está feito em Cristo a favor deles, e portanto, é deles. Note-se que as preposições e locuções prepositivas citadas anteriormente fazem ligação nestas duas passagens ao "vós" (1:16) "vos dê" (1:17; 3:16) e "vosso" (1:18), "vossos" (3:17). No passado, Deus fez algo a favor de vocês em Cristo; agora, ele deseja fazer algo mais em vocês, e por isso é que o apóstolo ora. Não é algo que o apóstolo fará, ele só ora para que Deus faça em vocês. Quanta graça em Deus, mediante Jesus Cristo, para nós!

Design downloaded from free website templates.