Ouvindo a Deus hoje

"Deus, tendo falado muitas vezes e de muitas maneiras em outro tempo aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, e por quem também fez o universo" (Heb. 1:1-2).

Quando Abraão ouviu com fé as palavras de Deus referente a sua descendência, ele foi contado como justo (Ver Gên. 15:5-6; Gál. 3:5-6). Pela palavra de Deus, o ouvir de Abraão foi despertado e produziu fé em seu coração. E por essa fé foi declarado justo.

Neste caso, qual é a palavra de Deus que nós temos que crer, em uma época tão diferente daquela em que Abraão viveu? Não temos uma palavra de Deus referente a nossa descendência, tampouco temos uma palavra de Deus a respeito de um sistema de sacrifícios expiatórios, como o de Moisés.

A palavra de Deus para nós hoje diz respeito a seu Filho Jesus Cristo. O versículo do epígrafe nos diz que nestes últimos dias Deus nos falou por (ou 'em') seu Filho. Quer dizer, a mensagem de Deus para nós, que temos que ouvir da maneira como Abraão ouviu a mensagem com respeito a sua descendência, é Cristo. E ao crermos nele, seremos declarados justos.

A mensagem dada a Abraão requereu a fé para crer e receber, pois as condições do patriarca não eram as melhores –humanamente falando– para crer nele. Assim também, a mensagem de Deus que é Cristo requer a fé, porque não o temos visto, nem tem nos aparecido; não o escutamos, nem o vimos.

A mensagem de Deus hoje é muito peculiar, porque não está composta de palavras: é uma Pessoa. Uma Pessoa que falou e que fez coisas que temos que crer, para podermos ser declarados justos. Por isso o Pai o apresentou assim: "Este é o meu Filho amado em quem tenho complacência" (Mat. 3:17), como dizendo: "Vejam esta Pessoa, quem é e o que faz". E mais adiante, "Este é o meu Filho amado em quem tenho complacência, a ele ouvi" (Mat. 17:5), como dizendo: "Ouçam esta Pessoa".

O que Cristo era, e o que ele fez e disse é, em conjunto, a mensagem de Deus que temos que crer para sermos declarados justos. Que atitude estamos tendo para com ele? Como o estamos vendo? Como o estamos ouvindo? Quem é ele para nós?

Sem dúvida, a mensagem de Deus hoje é muitíssimo mais poderosa da que foi dada a Abraão, pois a Escritura diz que este Filho é o herdeiro de tudo, e por quem também fez o universo. É mais poderosa, porque não se trata de uma mera mensagem a respeito de coisas, mas sim de uma pessoa, e não de uma pessoa comum, mas sim do Filho de Deus.

Todo Cristo é a mensagem de Deus para nós hoje. Cristo nos deu a conhecer o Pai, mostrou-nos o seu amor, seu nobre propósito para conosco. O Pai o enviou do céu para nos buscar e nos salvar. Cristo tomou o nosso lugar, como um malfeitor, na cruz, para que a ira de Deus não caísse sobre nós. A mensagem de Deus –quer dizer, Cristo– é um presente, uma herança, um caminho, um céu; nada menos do que Deus mesmo, e uma eternidade com ele.

Design downloaded from free website templates.