O ouvir de Abraão

"Aquele, pois, que lhes dá o Espírito, e faz maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? Assim Abraão creu a Deus, e isto lhe foi contado por justiça" (Gál. 3:5-6).

Nesta passagem, Paulo apresenta o exemplo de Abraão. Exemplo quanto à fé, mas mais estritamente, e antes que isso, exemplo no ouvir a Deus. Romanos 10:17 nos diz que "a fé é pelo ouvir", de maneira que a fé de Abraão –e de todos os crentes– procede do ouvir, do ouvir a palavra de Deus.

"Assim Abraão creu a Deus..." diz Gálatas. Como "assim"? Para entendê-lo, devemos unir esta frase com a última do versículo anterior: "...pelo ouvir com fé". Então, como creu Abraão? A Escritura mesma nos dá a resposta: "Pelo ouvir com fé".

Se revisarmos a passagem referida por Paulo, que se encontra em Gênesis 15, nos damos conta que Deus falou com Abraão referente a sua descendência quando este ainda não tinha filho. Levou-lhe a olhar para as estrelas, e lhe disse: "Assim será a tua descendência". E o relato adiciona: "E creu no Senhor, e isto lhe foi contado por justiça" (Gén. 15:6).

Algumas Bíblias traduzem aqui "e creu no Senhor", como se o assunto se tratasse de crer na existência de Deus, em vez da sua palavra. Mas aqui se trata de crer o que Deus disse. A existência de Deus não está em jogo aqui. Deus é crido?

A esta altura, Abraão conhecia a Deus, e ele cre na promessa – embora sua esposa era estéril. Creu que ele chegaria a ter uma descendência incontável como as estrelas do céu. É uma fé assombrosa, sem dúvida! Mas, como chegou a tê-la? Paulo nos diz: "Pelo ouvir com fé".

Esta classe de "ouvir" não é atribuível ao homem, entretanto. A Escritura nos diz que o ouvir é pela palavra de Deus (Rom. 10:17). Quer dizer, o falar de Deus tem tal força, e produz tal impacto no homem, que este não pode deixar de ouvir, e conseqüentemente, crer. Tudo em definitivo, depende, e é gerado, pelo falar de Deus.

Na passagem de Gálatas 3, Paulo nos faz lembrar de Abraão, para confirmar que a fé de Abraão foi contada por justiça, e que no evangelho, tudo recebemos pela fé. Somos filhos de Abraão quanto à fé. Portanto, precisamos crer. Mas o problema é: Como podemos chegar a ter a fé de Abraão, para reclamar as promessas de Deus, e as receber? Para ter a fé de Abraão é preciso ouvir como Abraão. Como nós ouvimos a Deus?

As palavras de Deus estão na Bíblia, e muitas vezes ele nos tem falado através dela. Entretanto, podemos ouvir com o coração, como também simplismente com a mente. Expor-se –quer dizer "estar disposto para"– ao falar de Deus é absolutamente necessário chegarmos para ouvir e a crer na maneira de Abraão. Deixemos que as palavras de Deus nos rodeie, nos impregne, nos sature; que quebrem como um martelo a surdez de nosso coração, e então seremos verdadeiros filhos de Abraão.

Design downloaded from free website templates.