A obra de Deus

"Respondeu Jesus e lhes disse: Esta é a obra de Deus, que creiais naquele que ele enviou" (João 6:29).

A pergunta dos judeus foi: O que devemos fazer para pôr em prática as obras de Deus? E a resposta do Senhor veio em seguida. "Esta é a obra de Deus, que creiais naquele que ele enviou". Os judeus provavelmente esperavam uma resposta apoiada na lei, de como guardá-la, ou que enfatizasse certos mandamentos; no entanto, a resposta foi desconcertante. Por isso, eles pediram em seguida algum sinal para crer. Como se a fé se apoiasse no ver.

Quando Deus enviou o seu Filho ao mundo, o seu desejo era que todos olhassem para ele, porque dele tinham dado testemunho os profetas, porque ele era a Esperança de Israel. No entanto, eles não viram a ele. Desde então, o desejo do Pai não variou. Tudo o que há na Bíblia –todo o conselho de Deus– está centrado em seu Filho, e o seu desejo é que os homens olhem para ele e fiquem satisfeitos. Tal como o Pai está satisfeito. Não obstante, o homem segue colocando a ênfase nas obras, e pergunta "O que devo fazer?". O Pai diz: "Creiam no meu Filho"; mas o homem segue perguntando-se: "O que devo fazer?".

Crer é impossível para a carne, por isso o homem se sente impotente, e lança mão no que tem: a possibilidade de fazer obras para agradar a Deus. E então se esmera por realizar coisas que lhe façam merecedor do favor de Deus, mas uma e outra vez fracassa. A sua consciência nunca alcança o descanso, porque sabe que não pode agradar a Deus. Mas como é obstinado, e presunçoso, segue tentando, porque pensa que nisto, como em todas as demais coisas, ele é capaz.

Crer em Jesus Cristo é mais que crer em sua existência, e mais que crer nele como Salvador. Crer em Jesus Cristo é crer que fora dele não podemos encontrar a Deus nem agradá-lo. É crer que nele o Pai se agradou, e que não há ninguém mais em quem ele se agrade. Crer em Jesus Cristo é pôr nele toda a nossa confiança, desprezando tudo aquilo que parece digno de confiança.

Crer em Jesus Cristo é deixar qualquer outro pé de apoio e confiarmos plenamente nele. Não só os judeus necessitavam esta resposta da parte do Senhor; nós também a necessitamos. Nós também procuramos fazer as obras de Deus, e olhamos ao nosso redor quais necessidades podemos suprir, que planos podemos empreender, que coisas novas podemos implementar.

Fazer a obra de Deus é deter o curso de tudo o que estamos fazendo, e que não nos dê segurança, para esperar que Deus ponha Jesus Cristo no centro de nossa vida. Só então estaremos fazendo as obras de Deus. Se nossa atividade não parte de Jesus não poderá chegar a ele. Não podemos iniciar coisas para em seguida pedir a Deus que as abençoe; temos que esperar que ele as comece para nos assegurar-nos que são dele, e que ele as respaldará. Fazer a obra de Deus é crer de verdade em Jesus Cristo.

Design downloaded from free website templates.