Como achar o repouso (1)

Quando lemos os capítulos 3 e 4 de Hebreus vemos que há uma estreita relação entre Cristo, a igreja e o repouso. Em 3:6 nos diz que nós, os crentes, somos a casa de Deus. Pouco mais adiante, em 3:14 nos diz que temos sido feitos participantes de Cristo. Se unirmos ambas as coisas, temos que admitir, pelo fato de ser de Cristo, que somos a igreja. Então, no capítulo 3 temos a realidade de ter a Cristo, e a realidade de ser igreja.

Mas logo, o Espírito faz várias advertências, mediante dois subjuntivos. Um em relação a casa e outro em relação a Cristo. Somos a igreja, se é que "retemos firme até o fim a confiança", e participamos de Cristo, se é que "retemos firme até o fim a nossa confiança inicial". Ambas as advertências nos conduzem à necessidade de manter a confiança (ou a intrepidez, ou a segurança), e reter aquilo que recebemos ("Confiança" e "reter" aparecem em ambos os versículos).

Devemos nos manter no terreno da fé quanto a estas coisas. Israel pecou no deserto, porque não creu, devido ao seu endurecido coração. E porque não creu, Deus se indignou contra eles, e não os deixou entrar em seu repouso. Da mesma maneira, nós poderemos não entrar no repouso, se não retermos as coisas que recebemos: a realidade de ser de Cristo e a realidade de ser igreja.

Entrar no repouso significa descansar na obra de Deus a nosso favor. Deus tem feito algo em Cristo para nós, portanto, Deus apresenta a Cristo, e nós devemos contemplar-lhe e nos deleitar nele. O segundo, Cristo nos edificou como igreja (ele disse: "Edificarei a minha igreja"), e então devemos contemplar a sua maravilhosa edificação em nós.

Nós achamos repouso quando vemos que Deus nos tem feito participantes de Cristo, e quando Cristo nos edifica como casa dele. Não só o primeiro, mas também o segundo. Nada representa melhor o repouso do que uma casa. Em nossa casa, o nosso coração verdadeiramente descansa.

Assim também com a nossa alma, só acha quietude e descanso quando achamos a casa de Deus. Nem toda congregação de crentes é a casa de Deus. Como sabemos isto? Hebreus nos dá o exemplo de Moisés, que foi fiel em toda a casa de Deus (3:2). Ele se absteve de propor as suas idéias, e simplesmente seguiu os delineamentos de Deus para levantar o tabernáculo. Nem toda congregação é casa de Deus, porque nem todos obedecem aos delineamentos de Deus. Quando achamos a casa segundo Deus, então achamos repouso. O repouso é o melhor sinal de que achamos o Senhor e a sua casa.

Design downloaded from free website templates.