Do seu lado

O livro de Gênesis diz que quando Deus criou Eva, fez Adão cair em um profundo sono, e enquanto dormia, abriu o seu lado e tomou uma das suas costelas, e fechou a carne em seu lugar. E da costela que Deus tirou do homem, fez à mulher, e a trouxe para o homem (2:21-22).

Desta forma, o que tinha sido tirado do homem, voltou para ele em forma de mulher. Da forma como Deus fez, Adão pôde entender a íntima relação que havia entre ele e a mulher. Não foi criada fora dele, mas foi criada a partir do seu próprio corpo. O que voltou para ele era osso dos seus ossos e carne da sua carne. Isso se refletiu no nome que Adão pôs em sua mulher: "Varoa", porque –disse ele– do "varão" foi tomada.

Uns quatro mil anos depois, houve uma cena semelhante no Gólgota. Os soldados se aproximaram dos crucificados para lhe quebrar as pernas, e adiantar a sua morte. Como o Senhor Jesus já estava morto, eximiram-lhe disto, e em seu lugar lhe abriram o seu lado com uma lança, "e imediatamente saiu sangue e água" (João 19:34). Nesse momento foi selado o nascimento da igreja, e o modo como teria que ser limpa dos seus pecados (1ª João 1:7), e lavada de toda mancha (Efésios 5:25-27). O sono de Adão é a morte de Cristo. E desse lado ferido, o Pai tomou uma costela do último Adão, e fez a Igreja.

Que nome será que Cristo deu à Igreja, ao vê-la diante de si apresentada pelo Pai? Adão pôs em Eva um nome que era uma derivação do seu próprio. Será o nome da Igreja algo assim como Crista, ou Cristã? Haverá um dia em que todas as coisas levarão um novo nome, um que corresponda com a verdadeira natureza das coisas e das pessoas, que correspondam com o propósito inicial de Deus e com a sua obra acabada neles (Ap. 2:17).

Paulo, em Efésios, quando descreve o matrimônio, diz que este é um grande mistério, e que ao falar de matrimônio, ele na verdade está falando de Cristo e a Igreja. O matrimônio humano é, então, só uma alegoria daquele verdadeiro matrimônio de Cristo e a Igreja. A primeira expressão no tempo dessa união de Cristo e a Igreja é a união de Adão e Eva. No relato de Gênesis podemos, então, conhecer o que ocorre –talvez não aos nossos olhos, mas aos olhos de Deus– com cada matrimônio terrestre.

Podemos ver a Deus fazendo dormir a cada homem para tirar do seu lado a sua mulher, para que este, ao vê-la, exclame maravilhado: "Isso é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne"; e em seguida dizer: "Esta será chamada Juana" (se é que ele se chama João), ou "esta será chamada Paula" (se é que ele se chama Paulo); para que a unidade perfeita não seja só uma coisa da Escritura, mas de fato uma unidade, refletida perfeitamente em seus nomes.

Design downloaded from free website templates.