Avançando para a maturidade

"Escrevo-lhes a vós, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Escrevo-lhes a vós, jovens, porque vencestes o maligno. Escrevo-lhes a vós, filhinhos, porque tens conhecido o Pai" (1 Juan 2:13).

Os pais mencionados aqui são os filhos de Deus que alcançaram a maturidade. Um pai é o que pode gerar a outros na fé, ou que pode cuidar de outros como se fossem seus filhos. Os pais conhecem "aquele que é desde o princípio". Espiritualmente falando, são aqueles que chegaram a conhecer o Senhor Jesus Cristo como o Verbo Eterno de Deus; vieram a ter uma revelação profunda a respeito dele.

Os jovens são os que venceram o maligno. Gostam de exibir sua força, fazer demonstrações de poder, como Davi, que vence a Golias. E os filhinhos, qual é o primeiro conhecimento que eles têm? Eles tem conhecido o Pai! Que privilégio para um filho de Deus é passar da condição de menino para um filho amadurecido! Vejamos algumas chaves para este passo da infância à maturidade, que são um sinal da filiação.

Ter uma visão de Jesus como Rei. Quando alguém está diante da presença de um rei, espontaneamente, inclina-se. Temos visto que Jesus é o Rei, e que diante dele não cabe outra atitude a não ser humilhar-se diante do seu poder e majestade? Um cristão imaturo facilmente rebate as ordens do Rei, expressa sua própria opinião, segue seus próprios caminhos. Não viu ainda o Rei.

Ser guiados pelo Espírito Santo. Romanos 8:14 diz: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus". Este versículo faz referência aos filhos amadurecidos. Um filho já crescido não diz: 'vou fazer isto... no próximo mês irei lá... vou investir em tal negócio...'. Ele não fala tão livremente, porque tem Outro que o guia. Ele dirá: 'Se o Senhor quiser... se o Senhor permitir... se o Senhor confirmar...'.

Ver a mão de Deus por trás de cada circunstância. Para um filho de Deus, as coisas não ocorrem por acaso. Na realidade, para todos os filhos de Deus é assim; só que uns percebem, e outros não. Os que vêem, inclinam-se diante do Senhor; os que não vêem, reclamam. O filho maduro diz: 'O Senhor me pôs aqui; esperarei pacientemente nele'. Diante das circunstâncias adversas, dirá: 'Senhor, o que está querendo me dizer?'.

Ocupar-se dos mais pequenos. Os filhos maiores começam a ocupar-se de seus irmãos menores. Tirando o olhar de si próprio, um filho maduro começa a tomar encargo dos problemas dos outros, a estender a mão a outros, a chorar com o que chora, a sofrer com o que sofre.

Render-se ao Senhor constantemente. Um cristão maduro se rende uma e outra vez ao Senhor. Um cristão rendido é aquele que não batalha contra Deus; é aquele que já perdeu o temor de render-se. Deu-se conta que a vontade de Deus sempre é boa, e que se vier alguma dor, é suavizada por Deus, e que depois dessa leve tribulação –como diz Paulo– virá um peso de glória.

Design downloaded from free website templates.