Atendendo as necessidades presentes (5)

Um quarto assunto que trata o apóstolo João em sua Primeira Epístola é o anticristo. O Senhor Jesus tinha advertido os discípulos: "Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e a muitos enganarão… Porque se levantarão falsos Cristos, e falsos profetas, e farão grandes assinais e prodígios, de tal maneira que enganarão, se for possível, até os escolhidos. Já vos tenho dito antes" (Mat. 24:4-5; 24-25).

Então, tal como o tem feito com outras advertências do Senhor, o apóstolo João também retoma esta, e diz: "Filhinhos, já é o último tempo; e segundo vós ouvistes que vem o anticristo, assim agora tem surgido muitos anticristos; por isso conhecemos que é o último tempo" (2:18). A notícia que João dá é, em certo sentido, alarmante: têm surgido muitos anticristos, porque é o último tempo. Não é o anticristo propriamente dito, mas sim os que seguem as suas pisadas. Estes saíram do meio deles, mas se separaram da verdade.

Agora, como o povo de Deus pode reconhecer o anticristo? João o assinala claramente: "Este é o anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, também não tem o Pai. Aquele que confessa o Filho, tem também o Pai" (2:22-23). Você conhece os que negam o Filho? Eles blasfemam contra o Filho de Deus rebaixando-o à categoria de um ser criado. Eles não crêem que Jesus seja o Cristo. Eles já estão no mundo, e estão preparando o caminho para o Anticristo. Mas a comunhão dos filhos de Deus é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo (1 Jo. 1:3).

João consola os irmãos dizendo que a Unção que eles receberam é verdadeira, e que ela lhes permite conhecer todas as coisas. Aquele que tem a Unção (o Espírito Santo), não será enganado, porque a Unção lhe guardará e lhe advertirá do perigo.

No capítulo 4, o apóstolo torna outra vez a este assunto para dar a chave que permite reconhecer o espírito do Anticristo: "Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne, é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne, não é de Deus; e este é o espírito do anticristo…" (v. 2-3). Este ensino é fiel e verdadeiro, e você pode prová-lo cada vez que se apresente a ocasião.

Em seguida, João torna a animar os irmãos, dizendo: "Filhinhos, vós sois de Deus, e os tendes vencido; porque maior é o que está em vós, do que aquele que está no mundo". Se o espírito do anticristo, que está no mundo, é poderoso, Aquele que repousa por seu Espírito no coração dos crentes, é superior. Portanto, os amados de Deus podem ter paz e segurança.

Finalmente, João põe a sua própria rubrica ao seu ensino, acrescentando: "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus, nos ouve; aquele que não é de Deus, não nos ouve. Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro" (4:6).

Como vemos, a provisão de Deus é maravilhosa e toda suficiente para um tempo tão perigoso como este que vivemos. Temos dentro de nós Quem que nos ensina, e Ele é mais poderoso que o anticristo. Ele não nos deixará a mercê da mentira, nem dos mentirosos. Aleluia!

Design downloaded from free website templates.