Por fé ou por vista?

Em tempos em que a Síria estava em guerra contra Israel, o profeta Eliseu estava em uma cidade chamada Dotam. Então, o rei da Síria enviou para lá um grande exército, o qual veio de noite e sitiou a cidade. Pela manhã saiu o servo do profeta, e viu os exércitos que sitiavam a cidade. Então disse a Eliseu: "Ah, meu senhor, o que faremos?". O profeta lhe respondeu: "Não tenha medo, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles". E orou o profeta e disse: "Rogo-te, Oh Senhor, que abra os seus olhos para que veja". E o Senhor abriu os olhos do criado e viu que o monte estava cheio de pessoas a cavalo e de carros de fogo ao redor da cidade (2 Reis 6:8-23).

Neste episódio se adverte algo tremendamente importante: além da realidade visível, há outra realidade, invisível, mas igualmente real: Um é o plano do espírito, e o outro, da "carne e sangue". A Bíblia mostra com isso, que existem duas maneiras de viver: por fé e por vista. Tal como um homem vê, assim é como vive! Os homens só podem ver com os seus olhos físicos, a menos que Deus lhes tenha aberto o entendimento para que vejam por meio da fé.

A fé é um dom de Deus. Quando Deus toca os olhos de um homem, então este pode ver. E não só os seus olhos vêem, mas também o seu coração é tocado também, e é produzido um milagre em todo o seu ser. Isto é o que a Bíblia denomina "nascer de novo" (João 3:3-8).

Os que nasceram de novo têm a vida de Deus, e nasceram da água e do espírito. Eles andam por fé. O apóstolo Paulo, disse: "Não olhando nós para as coisas que se vêem, mas sim para as que não se vêem; pois as coisas que se vêem são temporais, mas as que não se vêem são eternas" (2 Co. 4:18). Os que têm os olhos do entendimento ungidos com colírio vêem como Eliseu, os carros de fogo que Deus enviou para defendê-los.

Se você puser a sua confiança no Senhor Jesus Cristo hoje, pode começar a ver a vida desta maneira; experimentará um novo nascimento, a experiência mais ditosa que jamais tenha tido. Se você pode chegar a ver as coisas pela fé, será o sinal de que o Senhor terá feito uma obra em sua vida. Isto é impossível de ser feito pelo homem. Nenhum invento humano poderá jamais produzir um milagre assim. Tudo o que o homem pode fazer é transformar a matéria, mas nunca poderá transformar a cegueira da alma em luz, nem a morte em vida.

Se você pode ver os carros de fogo que há ao redor e os anjos que guardam a sua morada, então nada poderá lhe trazer temor, porque Deus está a seu favor. Se você pode ver estas coisas, então você é um que caminha por fé.

Há muitos que seguem os passos de Tomé, aquele discípulo que dizia: "Se não vir em suas mãos o sinal dos pregos, e colocar o meu dedo no lugar dos pregos, e colocar a minha mão em seu lado, não crerei". A este, o Senhor lhe disse: "Não seja incrédulo, mas crente. Porque tens visto, Tomé, por isso crestes. Mas bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:24-29).

Design downloaded from free website templates.