Crer em Deus ou crer a Deus?

Ao comentar Gênesis 15:6: "E creu (Abraão) a Deus, e isto lhe foi contado por justiça", muitos entendem a expressão "creu a Deus" no sentido de "creu em Deus". No entanto, ambas as expressões não são de modo algum equivalentes. O primeiro ("Crer em Deus") refere-se a aceitar a existência de Deus, ou, no máximo (como em Tiago 2:19) a aceitar algum atributo da sua natureza, mas crer isto não é a fé que justifica.

A fé que se fala em Gênesis 15:6 é uma fé que aceita e crê o que Deus diz; quer dizer, que recebe o testemunho de Deus. Quando Deus falou com Abraão a respeito da sua descendência, que seria tão numerosa como as estrelas do céu, Abraão creu. Abraão não tinha filho, assim não tinha um fundamento natural em que apoiar a sua fé; no entanto, ele creu que Deus lhe daria uma descendência. A fé que teve nessas condições, e no que Deus lhe disse, foi imputada por justiça, por isso ele foi declarado justo.

A fé que crê a Deus é, pois, uma fé que é contra o que é natural, porque não se afirma no que o homem é, mas sim no que Deus tem dito. É uma fé que confia plenamente em Deus e se esquece da impotência do homem. Crer a Deus não é só aceitar a existência de Deus, mas sim aceitar a veracidade de Deus (Ro. 3:4). Para uma Pessoa da dignidade de Deus é mais ofensivo se lhe fazer mentiroso não crendo no que diz, que ignorar a sua existência.

O que Deus falou? Se observarmos Hebreus 11 acharemos a vários que creram nas palavras de Deus. Talvez o caso mais exemplar (além do de Abraão) seja o de Noé. Deus falou com Noé a respeito de coisas que não se viam, e temos em seguida a resposta de Noé, aceitando ser verdade que Deus lhe disse. Por isso, preparou o arca. Por essa fé Noé foi feito herdeiro da justiça (v. 7).

Deus se agradou de um homem como Noé porque creu em suas palavras e agiu em conseqüência. Crer não é somente aceitar que Deus disse a verdade, mas sim mover-se na direção dessa verdade. Crer no que Deus tem dito é crer no seu testemunho. Deus tem dito muitas coisas que espera ser crido. Mas o principal testemunho que Deus deu não é nenhum dos que vimos até aqui, como o relativo à descendência de Abraão ou ao dilúvio universal, mas sim é o testemunho que deu em relação ao seu Filho. É obvio, Deus espera ser crido em um assunto tão importante como este.

Crer a Deus é crer em seu Filho, e crer em seu Filho é crer o que Deus tem dito a respeito dele. Deus declara justos os que crêem neste testemunho. "Porquanto todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus" (Rom. 3:23-24). Crer a Deus é a base de todos os entendimentos de Deus com o homem. Sem fé é impossível lhe agradar. A honra de Deus se sustenta em sua Palavra, e os que crêem nEle, honram-lhe. Você tem crido?

Design downloaded from free website templates.