Canaã como tipo de Cristo

Quando olhamos o livro do Josué para extrair alguns princípios espirituais a respeito de Canaã, o primeiro que encontramos é que a terra não foi conquistada, mas simplesmente tomada em possessão, como uma herança. Em nenhuma parte do livro do Josué se usa a palavra conquista; só se fala de tomar a herdade, de receber uma possessão. Israel nunca conquistou nada; tudo o recebeu em herança. Assim também é Cristo, que foi dado pelo Pai como nossa herança.

Um segundo princípio é que Deus foi diante deles preparando o caminho, e o povo foi detrás, recolhendo o que Deus já tinha feito. O povo que Israel enfrentou era um povo atemorizado; eles estavam espantados e tremendo. Assim também, o Senhor Jesus derrotou a todos nossos inimigos, e nós vamos detrás dele, reclamando o que ele já ganhou.

Um terceiro princípio se resume no que significa Gilgal. Gilgal foi o centro de operações enquanto o povo avançou na tira de possessão. Gilgal nos fala do despojamento do velho homem. Só pode vencer um que foi quebrantado, um que foi debilitado quase até a morte.

Um quarto princípio poderíamos resumi-lo assim: só recebemos o que exploramos. O Senhor disse a Josué: "Eu lhes entreguei todo lugar que pisar a planta de seu pé". A chave é caminhar pela terra, para ir tomando possessão dela. Então vamos dizendo: "Isto é meu", "Isto também é meu". A Escritura é o 'mapa' que nos guia nesta 'exploração' de Cristo.

Um quinto princípio é uma "atitude de disponibilidade". Alguém há dito que os maiores homens de Deus não são aqueles que fazem mais coisas, mas sim os maiores receptores. Deus quer nos dar completamente a Cristo, mas nem sempre estamos disponíveis. Estamos muito ocupados.

Deus não espera nossa contribuição, mas sim nossa disponibilidade. Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Nesta boa terra há tesouros que estão disponíveis para caçadores de tesouros espirituais, para aqueles que foram atraídos por Cristo para recostar-se sobre seu ombro; que estão disponíveis como aquela María que se sentou aos pés de Cristo.

Deus hoje nos convida, não para que tragamos nosso dinheiro e tentar comprar uma porção mais de Cristo, mas sim para que venhamos a ele, com nossas mãos voltadas para cima, para receber da abundância da graça e do dom da justiça. No princípio de nossa carreira, nós viemos à fé cansados, e o Senhor nos fez descansar. Mas talvez hoje você está cansado por ter tratado de cumprir a lei. Não te deste nem conta e te hás escorregado da fé para às obras.

Tem que haver uma mudança de perspectiva. Temos que vir com nossas mãos vazias. O que temos nelas –nossas obras, nossa justiça, nossos métodos– larguemo-las; jamais nos darão a vitória. Cristo é nossa herança preciosa... e gratuita!

Design downloaded from free website templates.