Vencendo os obstáculos da oração (2)

Outro dos obstáculos que se apresentam na oração são as circunstâncias. Muitas vezes as circunstâncias apresentam-se tão hostis à oração que desanimam o coração do crente. Em tal momento parece que Deus não poderá reordená-las para que cooperem com a Sua vontade. No entanto, quando olhamos as Escrituras, vemos Deus esquivando-se das circunstâncias adversas e ordenando-as de acordo com o Seu propósito.

O povo de Deus é escravo no Egito. A grandeza do império é sustentada pela mão de obra dos escravos judeus. Deus envia uma mensagem a Faraó dizendo-lhe que deixe o seu povo ir para adorar no deserto. Mas Faraó se nega categoricamente uma e outra vez. No entanto, embora Faraó fosse poderoso, Deus é Todo-poderoso. Deus ordenou as circunstâncias, fez desencadear os eventos um após o outro, com a força incontida dos atos divinos, até que a resistência se rompeu e tudo se ordenou para o cumprimento dos seus intuitos.

Israel é escravo na Babilônia. Como Deus pode cumprir o seu intuito de tirar o seu povo da Babilônia, se o mais poderoso reino o tinha dominado, e o próprio Israel nem sequer deseja voltar para a sua terra? Deus suscita o coração de um homem como Daniel para que ore a Deus, desperta a Ciro, o rei, e os chefes judeus para irem a Jerusalém. O seu intuito outra vez se cumpre, porque Ele mesmo ordenou as circunstâncias para tal fim.

Mas isto não é assim só com os grandes impérios do passado. Também o é nas coisas pequenas. Em Mateus capítulos 1 e 2, Deus ordena as circunstâncias de uma maneira muito simples, mediante cinco sonhos para salvar a José, Maria e o menino Jesus. Em Atos, Herodes coloca Pedro na prisão sob ameaça de morte. Pedro estava submetido com cadeias e custodiado por quatro piquetes de soldados. Uma porta de ferro era uma inexpugnável barreira para qualquer que quisesse libertá-lo. No entanto, Pedro foi libertado. Deus moveu os seus anjos e os guardas foram ludibriados. O que ocorreu? Deus atuou em resposta à oração da igreja (Atos 12:5), sem solicitar permissão a Herodes nem ao oficial da prisão.

Paulo faz a obra de Deus como apóstolo. Dirigido pelo Espírito Santo, chega a Filipos. Ali inicia a sua obra. Paulo saiu para perto do rio, onde costumavam orar, e fala com as mulheres que se reuniram. Ali está Lidia, a vendedora de púrpura, ela crê e hospedam-lhes. Ali surge a igreja em Filipos. Encontros fortuitos? Como Paulo teria chegado a Filipos? Deus tinha lhe mostrado mediante uma visão e tinha preparado as circunstâncias para que Paulo fizesse a obra. Os corações dos que tinham que crer estavam preparados para a fé. Assim, vemos que as circunstâncias não são um obstáculo para Deus, e que pela oração elas podem ser ordenadas para que colaborem com a vontade de Deus.

Design downloaded from free website templates.