A viúva de Sarepta

O texto de I Reis 17:8-24 nos fala do profeta Elias sendo enviado por Deus a uma viúva de Sarepta. Sarepta quer dizer casa do ourives. Muito sugestivo não? O Senhor tem preciosidades da sua divindade neste texto com o sentido de purificar e moldar a Sua Igreja como um candeeiro.

O profeta é enviado a Sidom, uma terra gentílica, que somos nós. Ele é a figura de Cristo, e a viúva a figura da Igreja. Depois vemos ele pedindo para que primeiro seja dado a ele: "Faze primeiro para mim um pão" (v. 13). Vemos este princípio em toda a Escritura, seja de uma viúva pobre (Mar. 12.42-43), ou de um jovem rico (Mat. 19.16-22). O servo sempre deve dar primeiro ao seu Senhor, depois ele pode sentar para comer. Desta maneira, na casa do Senhor o servo nunca passará necessidade (Luc. 17.7-9).

O Senhor pede que primeiro seja dado a Ele, não porque espera algo de nós, mas é para tirar aquilo que é nosso; tirar aquilo que pomos a nossa confiança e que ainda é a nossa garantia, para nos dar a Ele (Luc. 9.23-24). Quem é o pão da vida senão o nosso próprio Senhor? O nosso pão é perecível, mas o pão que desceu do céu é para alimento eterno.

Mas há algo aqui também que nos ensina muito! No verso 12 diz que ela queria comer e morrer. Por que então quando o seu filho morreu, ela se angustiou e reclamou ao profeta? Ela não estava pronta para a morte? É assim que consideramos a operação da morte em nós. Gostamos de pregar sobre a cruz, sobre a operação dela em nós, da morte do EU, mas quando ela vem como disciplina para a santificação, nós ficamos enfadados (Prov. 3.11-12).

Quando a cruz opera em nós achamos que doe demais. Ficamos questionando porque isto acontece comigo. Qual teria sido o meu pecado? Mas algo glorioso aconteceu com aquela mulher. Quando ela perdeu tudo, ela pode experimentar a vida da ressurreição. Podemos estar sofrendo o despojamento, mas é do velho para sermos revestidos do novo; purificando aquilo que é temporário, para ganharmos aquilo que é eterno e muito mais glorioso (II Cor. 4.16).

Design downloaded from free website templates.