Um novo coração

Todo homem nasce debaixo da escravidão do pecado e com um coração duro como pedra, enganoso e corrupto. O coração do homem quando é referido nas Escrituras tem um sentido moral e não físico. O coração é um sinônimo da natureza do homem, porque sempre que a Palavra de Deus se refere a ele, atribui-lhe todas as faculdades morais tais como: o entendimento, as decisões, os sentimentos, as intenções, etc.

O Senhor Jesus, que conhece bem o que é a natureza humana, disse que é deste coração perverso que sai todas as más coisas, e por elas o homem é contaminado. Ele também se refere à sua natureza divina usando esta mesma palavra "coração" quando diz: "Eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma" (I Samuel 2.35).

Em muitos lugares das Escrituras o Senhor se refere ao coração como o grande problema do homem pecador, e promete fazer uma obra de circuncisão, isto é, uma operação para troca desse coração. Não uma circuncisão na carne, mas a circuncisão de Cristo, feita no coração (Rom. 2.29).

Esta é a obra de regeneração feita pelo Espírito no homem. Pela fé na obra realizada e consumada por Cristo na cruz, o Espírito Santo realiza em nós esta circuncisão no coração. Ele nos faz nascer da água e do Espírito (João 3.5), tirando o coração de pedra e dando-nos um coração de carne e um espírito novo. Depois que o Espírito faz esta obra de regeneração, Ele mesmo passa a habitar neste novo coração imprimindo à sua lei nele (Heb. 8.10).

A partir da regeneração, recebemos do Senhor um coração novo, e também passamos a ter o mesmo coração de todos e com todos os irmãos. Um coração e um caminho, com o temor do Senhor nele. Este coração novo é a habitação de Cristo pela fé (Ef. 3.17), é o santuário do Espírito. Não mais corrupto, mas de onde passam a proceder as fontes da vida (Prov. 4.23).

Este coração novo é a segurança da nova criatura. O nosso corpo necessita esperar a redenção. A alma precisa ser santificada. A mente renovada, mas o coração é o trono do Senhor, o Lugar Santíssimo, de onde procedem os rios de água viva (Jo. 7.38). Graças a Deus por este novo coração, porque por ele pudemos nos voltar totalmente para Ele e conhecê-lo (Jer. 24.7).

Design downloaded from free website templates.