Ainda que demore um pouco

“E acaso Deus não defenderá a causa dos escolhidos, que clamam a ele dia e noite, embora dilate longo tempo a respeito deles?” (Luc. 18:7).

Naamã entrou sete vezes no Jordão antes de ser curado. Israel teve que dar sete voltas em Jericó antes que caíssem os seus muros. Elias orou sete vezes antes que chovesse. Davi reinou sete anos e seis meses sobre Judá antes de ser reconhecido como rei pelo restante de Israel. Abraão teve que esperar mais de vinte anos antes que nascesse o filho da promessa. Moisés teve que esperar quarenta anos antes que seu desejo de salvar a Israel lhe fosse concedido.

A parábola da viúva e do juiz injusto nos ajuda a entender a necessidade da espera em nossas orações. Esta parábola conclui dizendo: “E acaso Deus não defenderá a causa dos escolhidos, que clamam a ele dia e noite, embora dilate longo tempo a respeito deles?” (Luc. 18:7; Versão Moderna). A Bíblia de Jerusalém traduz esta última frase assim: “...e lhes faz esperar?”. Em seguida, no versículo seguinte, diz: “Eu lhes digo que defenderá a sua causa rapidamente”, ou “depressa lhes fará justiça”. Este último versículo parece contradizer ao anterior, mas não é assim. Significa que a resposta vem, sem dúvida, ainda que demore algum tempo.

Com efeito, embora a resposta venha rápida e completa, não virá sem antes demorar um pouco. No entanto, muitas orações se interrompem antes que se complete o tempo estabelecido por Deus para nos enriquecer com a paciência da espera. As petições que fazemos ao Senhor conforme a sua vontade, as teremos, e nisso temos que nos manter, mas muitas vezes a resposta vem quando já tínhamos perdido a esperança de recebê-la, ou quando já tínhamos esquecido o assunto.

Hebreus 6:12 diz que pela fé e pela paciência se herdam as promessas. Cada resposta de Deus às nossas orações traz um valor acrescentado, que é a cota de paciência que se adicionou à nossa estatura espiritual. Assim, agradeçamos as respostas concedidas, mas também agradeçamos pela paciência que nos permitiu ganhar em sua espera.

Design downloaded from free website templates.