Sabedoria, conhecimento e alegria

"Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria" (Ecl. 2.26).

Ouvimos muitos nesses dias, anunciando um evangelho triunfalista, onde o grau de espiritualidade está relacionado com o sucesso, com a saúde, a prosperidade, etc., mas tudo externo, visível. Encontramos muitos cristãos prosperando, vivendo uma vida abastada e de pleno sossego. Mas o Senhor vê nesses cristãos uma vida espiritual morna e miserável, desprovida de sabedoria, de conhecimento de Deus e até de alegria verdadeira.

O erro e engano é associar a prosperidade, saúde e bem estar com espiritualidade. Deus nos dá riquezas para dela gozarmos, mas diz que não é para colocarmos a nossa confiança nelas, porque elas são incertas (I Tim. 6.17). Hoje você pode tê-las, e gozar delas, mas muitos cristãos, em muitas épocas já foram ricos e depois totalmente espoliados (Heb. 10.34). Quão incertas e inseguras são as riquezas! De um dia para o outro de nada servirão.

Os judeus transformaram quase todas as suas riquezas em obras de artes, jóias e ouro na segunda guerra mundial, porque o seu dinheiro passou a ser espoliado pelos nazistas e a não ter valor do dia para a noite. Muitas das coisas que temos passado vêm da própria mão de Deus para nos disciplinar e ensinar. As tribulações é uma delas (Tg. 1.2-4).

Há uma diferença entre o justo e o ímpio, como nos ensina o texto acima de Eclesiastes. A fadiga pelo trabalho, a ansiedade por ajuntar e amontoar riquezas é para o homem ímpio e não para os santos, porque aos santos é o Senhor quem dá.

Todo esforço, empenho e inteligência empregados nesta fadiga são inúteis para o justo (Sal. 127.2). Deus é quem dá as riquezas como também o poder para desfrutar delas. O poder de ambas vem de Deus. É um dom, uma dádiva dEle (Ecl. 5.19).

Precisamos compreender que a sabedoria, o conhecimento e a alegria divina são uma Pessoa e não coisas. Tudo o que nós adquirimos nEle são eternas, são riquezas que não podem ser roubadas ou minadas e muito menos corroídas pela ferrugem (Mat. 6.19); são riquezas insondáveis em Cristo (Ef. 3.8).

Se você é bom, não por sua própria bondade, mas porque o Senhor te fez justo por sua obra na cruz, Ele te dá sabedoria, conhecimento e alegria no seu Filho. E o que você tem recebido temporariamente é para você gozar e aplicar-se às boas obras. Para que quando essas te faltarem, você seja recebido nos tabernáculos eternos pelos amigos granjeados por elas, por aqueles em quem elas foram investidas (Luc. 16.9).

Design downloaded from free website templates.