Atrás e não adiante

Uma lição importante para todo servo de Deus é a de ir sempre atrás do Senhor e não adiante. É uma lição difícil de aprender, especialmente pelos que têm um caráter impulsivo e por aqueles que se acham inteligentes. Nas Escrituras encontramos muitos exemplos saudáveis e ensinos a respeito da conveniência de ir atrás do Senhor e não adiante.

Quando Pedro repreende o Senhor para que não vá para a cruz, o Senhor lhe diz: "Aparta-te de diante de mim, Satanás!", o que significa que devia ficar atrás, seguindo as suas pisadas, e não lhe estorvando. Satanás quis tomar a iniciativa e apartar o Senhor do caminho correto. Mas não somente Satanás é obstáculo para a obra do Senhor; também nós podemos sê-lo. Cada vez que antepusermos as nossas idéias, o nosso parecer, estorvamos o Senhor.

Em Josué capítulo 3 vemos o povo de Deus que atravessa o rio Jordão. A instrução era clara: a arca devia ir diante do povo, e o povo devia segui-la. A arca é Cristo. A confiança que dava o fato de que a arca fosse adiante se evidencia no povo, o qual avança com repouso e firme confiança. O Senhor deve ir adiante para que o caminho esteja livre e assim não nos equivocarmos. Olhando para o Senhor que vai adiante, o nosso caminho está assegurado, pois nós não conhecemos o caminho; só o Senhor sabe.

Em 1 Pedro nos diz que o Senhor nos deu exemplo para que sigamos as suas pisadas. Só ele sabe o caminho, assim temos que seguir as suas pisadas. João capítulo 8 diz que Jesus é a Luz do mundo, quem lhe segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Seguir o Senhor é ir atrás dele.

Êxodo capítulo 13 nos indica que tanto durante o dia como a noite a nuvem de Deus guiava Israel no deserto. A noite representa o momento em que sobrevêm as dificuldades e as crises. Israel avançava também de noite; assim também nós devemos fazer. Também eles seguiam ao Senhor de dia. De dia é quando tudo vai bem. Quando a nossa vida anda no rumo certo, quando tudo vai bem. Mas então necessitamos do Senhor porque podemos nos envaidecer em nossos êxitos, e nos tornar merecedores de açoites. É preciso permanecer humilhados diante do Senhor.

Em Lucas 19 encontramos a Zaqueu, quem teve diligência por ver o Senhor. Sendo assim, o Senhor ficou ao seu alcance. Ele passou por Jericó para isso. Entre nós também há Zaqueos –pequenos de estatura espiritual, desprezados– que se sentem marginalizados, menosprezados. Zaqueu pôde ver o Senhor, porque ele ia adiante. Temos que deixar o Senhor ir à frente para que ele seja visto e conhecido por todos os Zaqueos que necessitam dele.

Finalmente, em Marcos 17 vemos o Senhor encarregando os seus discípulos para irem a Galiléia, pois ele iria diante deles e os esperaria lá. Não só os nossos pecados nos atrapalham para seguir o Senhor; mas também as nossas boas iniciativas, as nossas idéias brilhantes. Sigamos ao Senhor.

Design downloaded from free website templates.