Ouvir a sua voz e lhe seguir

"Não sejam como o cavalo, ou como a mula, sem entendimento…" (Salmo 32:9).

Quão difícil é para nós ouvir o ensino do Senhor com respeito a nossas necessidades diárias! Temos o ímpeto do cavalo e a força da mula quando aparece diante de nós qualquer situação em nosso dia a dia, mas não temos a mansidão da ovelha para ouvir o Senhor, sendo que Deus nos ensina que na confiança está a nossa força. "Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes. Mas dizeis: Não; antes sobre cavalos fugiremos; portanto fugireis; e, sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; por isso os vossos perseguidores também serão ligeiros" (Is. 30:15-16).

É mais fácil para nós correr de um lado para outro como um cavalo, e procurar recursos e socorro em nossa força ao invés de ouvir e esperar no Senhor. Mas Deus conhece a nossa fraqueza, e é longânime para conosco. Ele sempre nos espera e tem misericórdia de nós. "Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam" (Is. 30:18).

Nos versículos 8 e 9 do Salmo 32 que tomamos no início, o Senhor nos diz: "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti".

Não podemos ser como o cavalo ou como a mula. Apesar do seu ímpeto e da sua força, eles não se sujeitam sem cabresto e sem freio. Eles não têm entendimento, mas Deus nos deu o seu Espírito, a fim de que compreendamos as coisas de Deus. "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" (1ª Cor. 2:12). Agora temos a mente de Cristo para discernir tudo.

Não somos cavalos ou mulas, mas sim ovelhas do seu rebanho. "Somos povo seu, e ovelhas do seu pastoreio" (Salmos 100:3). A ovelha não necessita de cabresto, porque ela se sujeita à voz do seu pastor. "Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos" (João 10:2-5). Ouçamos a sua voz, atentemos para o seu ensino, porque como um Bom Pastor, ele tem cuidado de nós (Salmos 23:1-3).

Precisamos conhecer a mansidão do Cordeiro. Quando ele esteve sob os seus tosquiadores, emudeceu e não abriu a sua boca, esperando tudo do Pai. "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca" (Is. 53:7).

Design downloaded from free website templates.