Pão e água

A resposta de Deus à necessidade do homem costuma ser tão simples como o pão e a água. Se a resposta de Deus aos problemas fundamentais do homem teria sido subir para procurá-la no céu, ou descer e recolhê-la no abismo, estariam longe do alcance da maioria dos homens. Mas está tão perto, é tão acessível, como o pão e a água.

E o pão e a água nos sugerem as duas necessidades básicas do homem, a necessidade de alimento e de bebida. Toda a criação nos mostra que Deus alimenta e sacia as suas criaturas. Deus já dizia isto a Jó, em tempos longínquos: "Quem prepara ao corvo o seu alimento, quando seus pintinhos clamam a Deus, e andam errantes por falta de comida?" (Jó 38:41). E quando Israel é tirado do Egito, ao faltar-lhe o pão e a água no deserto, Deus lhes provê de uma forma milagrosa. O pão chove do céu e a água surge da rocha (Ex. 16 e 17). Deus, que cuida de suas pequenas criaturas, não descuidaria de suas criaturas maiores.

Tudo isto faz Deus em seu cuidado por suas criaturas e pelo homem. Mas isto significa muito mais do que estamos dizendo. A necessidade de pão e a necessidade de água materiais –sendo reais em si mesmas– representam uma necessidade maior de toda alma humana: a necessidade de Deus. É um clamor –sede, fome– que surge do fundo da alma e que não pode ser satisfeita, e pelo qual o homem também está acostumado a "andar errante".

O que faz Deus para que essa necessidade seja suprida? Envia o seu amado Filho Jesus Cristo, com a incumbência de que ele –dizendo metaforicamente– se converta em pão e se converta em água. Por isso Jesus disse, falando à mulher samaritana: "Se conhecesse o dom de Deus, e quem é o que te diz: me dê de beber; você lhe pediria, e ele te daria água viva" (Jo. 4:10). E também: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva" (Jo. 7:37-38). Isto dizia do Espírito Santo que ainda não tinha sido derramado.

Em outra oportunidade, o Senhor disse: "Não lhes deu Moisés o pão do céu, mas meu Pai lhes dá o verdadeiro pão do céu... Eu sou o pão de vida; quem vem a mim nunca terá fome" (Jo. 6:32, 35). Aqui o Senhor esclarece que a dádiva de Moisés não era a verdadeira e definitiva.

No deserto, Deus proveu primeiro o pão ao povo de Israel, e em seguida a água, dando a entender com isto que primeiro era Cristo quem deveria ser dado, e depois o Espírito Santo. Porque o Espírito foi enviado logo após o Senhor ter sido exaltado à mão direita de Deus. Mas quando lemos o evangelho de João nos encontramos primeiro com a água e depois com o pão. Por que? Porque o Senhor Jesus Cristo concede a honra ao Espírito Santo. Assim quando Deus dá testemunho no deserto, exalta a Jesus, e quando Jesus dá testemunho no evangelho de João, honra ao Espírito Santo. Assim operam as coisas na Deidade, cada um dando a primazia ao outro.

É maravilhosa a forma como Deus tem feito para saciar a maior necessidade do homem. Não a saciou com algo menos do que Si mesmo. Jesus é o Pão de Deus, e é quem dá a bendita Água de Deus. Bendito seja o seu nome!

Design downloaded from free website templates.