Madrugando e sem cessar

Três vezes nas Escrituras se registra a expressão "madrugando e sem cessar", dita por Deus através do profeta Jeremias (26:5; 35:14; 44:4). O contexto delas tem a ver com as palavras de advertência que uma e outra vez Deus tinha enviado a seu povo para que se apartassem do seu mau caminho e se voltassem para ele.

Deus tinha enviado "madrugando e sem cessar" a sua palavra através dos seus profetas, mas Israel não tinha dado atenção a elas. Agora, através de Jeremias, já não há muito o que dizer, porque a sorte já está lançada. Agora vem o tempo de receber o justo castigo pela desobediência.

"Madrugando". Isto significa que Deus não demorou a sua palavra, mas sim a enviou oportunamente, antes que o coração do povo se endurecesse de modo irreversível. No entanto, Israel não foi capaz de ouvir e de obedecer. "Sem cessar". A sua voz se fez ouvir continuamente, até o cansaço, e com diferentes matizes. A voz de Deus teve a nota magnífica de um Isaías, a pincelada delicada de um Oséias, a voz rude de um Amós, o brilho fulgurante de um Ezequiel, e agora, o lamento dramático de um Jeremias. De todas as formas e tons o Senhor falou ao seu povo, mas este não escutou.

Os profetas de Deus sempre fazem ouvir a sua voz antes que as coisas aconteçam, para que quando ocorrerem, ninguém tenha desculpa, nem ninguém tenha argumentos para acusar a Deus. "Porque o Senhor não fará nada, sem que revele o seu segredo aos seus servos os profetas" (Amós 3:7).

Hoje, como ontem, Deus tem os seus profetas no mundo. Eles, os verdadeiros profetas, não se autoproclamam como tais, nem procuram reputação entre os homens. Eles desejam uma só coisa, falar o que Deus deseja dizer, embora isso lhes custe a vida. Os profetas de Deus são os que estiveram no secreto de Deus, onde recebem a carga que logo comunicam ao mundo. Eles não se movem pelas regras dos homens, nem procuram agradar às multidões, exceto a Deus.

Os profetas de Deus falaram "madrugando e sem cessar", para que ninguém tenha desculpa naquele dia. Uma geração adúltera como esta, uma geração ambiciosa de lucros desonestas, um povo de Deus poluído com o mundo e sem forças espirituais, isso é o que Deus vê, e é o que os profetas denunciam. Um povo de Deus que busca o aplauso do mundo, e que busca imitar os seus lucros, como se com isso se dignificasse o evangelho.

Os verdadeiros profetas de Deus vieram advertindo "madrugando e sem cessar" a respeito dos perigos de um evangelho sem Cristo e sem cruz, desenhado só para adular os sentidos, um evangelho à medida do homem, criado para os meios de comunicação como um espetáculo.

Os profetas vêem as motivações impuras de muitos chamados 'ministros' de Deus, que só procuram prosperar com a Palavra de Deus. Mas a palavra e eles não têm tribuna; suas vozes se abafam nas gargantas santas; seus olhos destilam pranto. São os atuais Jeremias, os que vivem o tempo da desesperança e do cativeiro. Os dias da noite mais escura, justo antes do amanhecer.

Design downloaded from free website templates.