Entrando no caminho da cruz

Mateus 16:21-26.

Em seguida depois da grande revelação de Cesaréa de Filipos, veio para Pedro e os discípulos um ensino fundamental. O anterior foi uma revelação fundamental, o que vem agora é um fracasso e um ensino fundamental. Daqui em diante, no ministério do Senhor, a cruz é um tema central. Mas qual teria que ser o significado da cruz para os discípulos? Qual teria que ser a atitude deles para com a cruz? Se este assunto não ficasse corretamente resolvido, haveria contínuos problemas com os homens e com as circunstâncias.

Eles esperavam algo muito distinto para o seu Mestre e para si mesmos. Eles tinham desejos de prosperidade, de êxito, de dominação política. Eles queriam que o reino de Israel fosse restaurado aos judeus nesse tempo. Ainda não conheciam os caminhos de Deus.

Assim também ocorre hoje. Há muitos cristãos que têm aspirações de grandeza neste mundo. Eles não têm a cruz em seus pensamentos, mas sim a prosperidade, o deleite, as riquezas. Eles querem ter um reino neste mundo. Eles não conhecem os caminhos de Deus. Ficam na esfera da carne, como aquelas multidões que seguiam o Senhor pelos pães e os peixes. Eles não conhecem a cruz; mais ainda, são inimigos da cruz de Cristo (Fil. 3:18).

O Pedro anímico, emotivo e sentimental, não podia aceitar a cruz para o seu Mestre; por isso tenta dissuadi-lo. Mas o Senhor responde a Pedro com desusada força: "Para trás de mim, Satanás; que me serves de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, mas sim nas dos homens".

A partir desse dia, Pedro devia aprender que pensar dessa maneira era ficar do lado de Satanás. Pedro devia aceitar que a cruz estava no centro da vontade de Deus para o seu Senhor. Sem cruz não há Cristo. Não bastava que o Senhor tivesse realizado muitos milagres, e pregado lindos ensinos. Era preciso que ele fosse para a cruz, e morresse ali.

Nas palavras que seguem o Senhor deixa muito claro que o caminho da cruz era também para os que lhe seguem. "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me: Porque todo aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e todo o que perde a sua vida por causa de mim, achá-la-á".

O significado da cruz é negar-se permanentemente a si mesmo, para que a vontade de Deus seja feita. A cruz como caminho não é o mesmo que a cruz como obra. A obra da cruz é exclusiva do Senhor, pois ele sozinho pagou o preço do nosso resgate. O caminho da cruz, ao contrário, consiste em seguir-lhe pelo caminho estreito da negação dos desejos da alma.

Ao entrar na reta final do ministério do Senhor, o assunto da cruz o domina por inteiro. Era hora para que os discípulos o entendessem e o assumissem. No entanto, eles teriam que viver ainda muitos fracassos antes de vivê-lo em plenitude.

Design downloaded from free website templates.