A necessidade de ser enviado

Romanos 10:14-15 nos traça o percurso que segue a obra de Deus desde que sai do coração de Deus até que chega a sua mensagem ao homem e ele crê. Este percurso é traçado mediante quatro perguntas muito esclarecedoras, que seguem a rota inversa da mensagem evangélica. Quer dizer, do homem até Deus. Do destinatário até o Destinador, isto é, invocação para salvação, fé para invocar, pregação do evangelho por parte do pregador, comissão para pregar.

Para efeitos meramente didáticos, convém-nos seguir a rota no sentido original: Deus envia, o enviado prega, a pregação produz fé, e pela fé o nome de Deus é invocado para salvação. No começo deste processo, na origem desta obra, está Deus. A última pergunta que faz Paulo esclarece-nos isso: "E como pregarão se não forem enviados?".

Alguém poderia dizer: "Por acaso o Senhor já não tinha enviado a todos os seus discípulos em Mateus 28:18?". Paulo não desconhecia aquilo, mas ainda assim atribui a origem do ministério da pregação a Deus, quem envia. É preciso que Deus envie novamente a cada vez.

As palavras do Senhor em Mateus 9:37-38: "Na verdade a seara é grande, mas poucos os obreiros. Rogai, pois, ao Senhor da ceara, que envie obreiros para a sua seara", surgem da visão das multidões desamparadas e dispersas. Diante delas, o Senhor se encheu de compaixão. No entanto, não são as multidões que motivam o movimento dos obreiros. O Senhor ensina que é preciso rogar a Deus para que Ele envie obreiros para a sua seara.

A compaixão que podem gerar as multidões no coração do obreiro é louvável, no entanto, não é suficiente. A visão das multidões necessitadas deveria, ao invés, despertar em seu coração uma oração insistente a favor delas, para que Deus atenda essas necessidades. Talvez Deus envie em seguida a ele próprio; no entanto, a motivação não serão as multidões, mas sim Deus; não a obra, mas sim o Senhor da obra.

Quando Deus envia, ele capacita e respalda. Quando Deus envia, o obreiro se sente encomendado, e sua fé se sustentará firme no meio da adversidade, porque poderá lançar todas as suas dificuldades nAquele que lhe enviou. Desse modo, poderá sentir o peso e o valor das palavras do Senhor em João 13:20: "Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".

Atos capítulo 13 nos mostra como Deus faz para iniciar uma obra. Primeiro atrai um grupo de homens para que ministrem diante dele. Logo que estes reconheceram que o único Iniciador é Deus, e pediram para serem utilizados, Deus os estabelecem e os envia. Se atendermos ao modelo de Deus, saberemos por onde começar, como seguir, e que meios usar, para fazer a preciosa obra de Deus.

Design downloaded from free website templates.