Experiências com o Espírito Santo

Quaisquer que tenham sido as experiências que os filhos de Deus tenham tido com o Espírito Santo, parece haver nelas um denominador comum: Depois de uma primeira experiência de regeneração e selamento no momento de crer em Cristo, há uma segunda (ou muitas mais), de capacitação e plenitude para o serviço cristão.

A noite do dia em que o Senhor Jesus ressuscitou, apareceu aos discípulos, e soprando sobre eles, disse-lhes: "Recebam o Espírito Santo" (João 20:22). Poderíamos pensar que esta experiência era suficiente. No entanto, uns quarenta dias mais tarde, antes de ascender, disse aos discípulos que esperassem em Jerusalém a promessa do Pai (Atos 1:4), que então receberiam poder para serem suas testemunhas em Jerusalém, Samaria, e até os confins da terra. Dez dias depois, no Pentecostes, ocorreu isto, ao descer o Espírito Santo sobre eles "como um vento impetuoso".

Estas duas classes de experiência parecem estar sugeridas em Efésios, quando em 1:13 fala do selamento na hora de crer, e quando em 5:18 exorta a sermos cheios do Espírito. Uma para salvação e a outra para o serviço.

Se examinarmos a vida dos servos de Deus através da história da igreja, podemos observar esta mesma constante. Qualquer que tenha sido a época em que viveram, e a esfera do seu serviço, eles foram capacitados com uma segunda experiência (ou muitas mais) com o Espírito Santo.

Quando o cristão começa a servir a Deus se faz mais notória a necessidade de estar capacitado com o poder de Deus. Seus esforços são inúteis, suas insônias não dão fruto; o poder das trevas costuma precipitar-se sobre ele como um rio avassalador. O que fazer? É preciso pedir socorro e receber força.

Assim como a ordem do Senhor foi esperar a promessa do Pai, antes de fazer a obra de Deus, os cristãos de hoje deveriam também esperar esta experiência antes de começar algo. A primeira coisa necessária é pedir ao Senhor esta segunda experiência: O Senhor disse: "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem?" (Luc. 11:13). Mais tarde, ele disse que esperassem a promessa do Pai. Estas duas coisas são necessárias: pedir e esperar. Com segurança, Deus vai outorgar o que prometeu, porque Deus é fiel.

Assim depois, quando tiver que dar testemunho, o cristão sentirá que o Espírito Santo respalda as suas palavras. O Senhor disse: "O Espírito de verdade, o qual procede do Pai, ele dará testemunho a respeito de mim. E vós dareis testemunho também..." (João 15:26-27 a). O primeiro que dá testemunho é o Espírito Santo; em seguida, atrás dele testifica o cristão. "E vós dareis testemunho também...".

Na realidade, o homem sozinho nada pode fazer na obra de Deus. Nem amar, nem adorar, nem servir a Deus, se não for pelo Espírito Santo. Por isso, necessitamos não só a experiência inicial, mas também muitas mais, para estar plenamente capacitados.

Design downloaded from free website templates.