Habitar em Cristo

Os escritos do apóstolo João têm uma acentuada ênfase na união. A união com Cristo e a unidade da igreja dominam o pensamento do então ancião discípulo ao escrever o seu evangelho, suas epístolas e o Apocalipse. João deseja, de modo muito especial que os olhos do nosso coração sejam abertos pelo Espírito, para que vejamos que o que é de Cristo é nosso, por nossa união com ele.

O seu evangelho pode ser dividido em 3 seções, com 3 diferentes ênfases: 1:1 a 8:11 – vida; 8:12 a 12:50 – luz; 13:1 ao final – amor. No início e término de cada seção, vemos que o que estava nele também estará naqueles que o seguem. Assim, no versículo 1:4, "Nele estava a vida", por ser ele a Fonte da vida, e no 7:38, "quem crê em mim ... do seu interior correrão rios de água viva", por ser nós os que estão em união com ele – é o que significa o verbo "crer" no grego: aderir-se, unir-se.

No versículo 8:12, iniciando a 2ª seção, que enfatiza agora a luz, lemos: "Eu sou a luz do mundo", e no 12:36, finalizando essa seção: "...crede na luz, para que sejam filhos da luz". Assim, em união com ele, podemos fazer resplandecer a sua luz neste mundo tenebroso, onde já a noite está avançada e vem clareando o dia.

Finalmente, no versículo 13:1, no começo da 3ª seção, enfatizando o amor, lemos: "...como tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim". Nessa bela seção, o Senhor se compara a uma videira da qual nós somos os varas, e nos exorta a permanecer em seu amor, pois sem ele nada podemos fazer. Ela finaliza nos revelando a confissão de Pedro que, depois de um longo processo de discipulado a Cristo, no qual foi esvaziado até ser nada, declara no versículo 21:17: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo". Agora o amor do Senhor por Pedro, amor "até o fim", reflete-se em Pedro, em seu amor por seu inestimável Senhor.

Amados, nosso Cristo é o tabernáculo de Deus onde fomos chamados a habitar. Ele é o "ponto de encontro" entre o Pai e aquela família escolhida antes da fundação do mundo. Somente habitando nele, tendo as suas palavras habitando em nós e permanecendo no seu amor é que podemos refletir, embora obscuramente, algo da glória daquele que é em si mesmo a verdadeira vida, a verdadeira luz e o verdadeiro amor. Essa chamada para habitar em Cristo é o nosso mais elevado privilégio humano, nossa vocação celestial. Que o Seu amor nos constranja a isso.

Design downloaded from free website templates.