Estrelas no mundo

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade assentada sobre um monte" (Mateus 5:14).

A igreja de Jesus aparece nas Escrituras como três figuras que se complementam: cidade, família e edifício. No texto inicial, Jesus nos ensina que a sua igreja está assentada como uma cidade sobre um monte, não para ficar escondida, mas para ser vista por todos os homens. A sua igreja é constituída de estrelas: "...para que sejam irrepreensíveis e singelos, filhos de Deus sem mancha no meio de uma geração maligna e perversa, no meio da qual resplandeceis como estrelas no mundo" (Flp. 2:14).

A igreja também tem a figura de um candelabro. O candelabro não tem luz própria. A sua luz vem do Senhor. No tabernáculo e no templo, o candelabro tinha em cada um dos seus sete braços uma lâmpada que era alimentada com azeite. O azeite é o Espírito Santo e as lâmpadas são o espírito do homem: "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha o mais profundo do coração" (Prov. 20:27). Estas sete lâmpadas representam também os homens a quem o Espírito dá dons para que a Igreja tenha plena luz.

Os sacerdotes cuidavam do candelabro, alimentando-o com azeite e cortando os pavios para que este se mantivesse limpo, e não fumegasse. Assim também Deus faz conosco. Este é o cuidado do Senhor com a sua Igreja para que esteja cheia do Espírito e resplandecendo diante dos homens, sem impureza alguma: "Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução; antes sede cheios do Espírito, falando entre vós com salmos, com hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor em vossos corações" (Ef. 5:18-19).

Este é o testemunho do Senhor para a sua igreja. Mas, por que isto não está acontecendo? Por que a sua igreja não resplandece como uma cidade colocada sobre um monte? Por que os homens passam perto dela e não a percebem? Porque o problema está em cada casa e por isso não pode resplandecer como uma cidade: "Nem se acende uma luz e a põe debaixo de um velador, mas sobre o candeeiro, e ilumina a todos os que estão na casa" (Mat. 5:15).

Se em cada casa resplandecermos como uma lâmpada, então toda a cidade será iluminada. A igreja é uma cidade iluminada, mas ela não terá luz se em cada casa não há luz. O testemunho das boas obras começa em nossa casa e se estende a toda a Igreja. Não haverá glória de Deus se as nossas boas obras não são conhecidas primeiro em nossa casa. Haverá grandes trevas na cidade se em nossas casas não manifestarmos a sua luz: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mat. 5:16).

Que o Senhor nos limpe e nos encha do seu Espírito para que ele seja glorificado.

Design downloaded from free website templates.