Todos os santos

A epístola aos Efésios contém talvez as mais profundas revelações do Novo Testamento, especialmente no que se refere à igreja na presente dispensa.

Há uma expressão nesta epístola que é muito reveladora da atitude ampla e inclusiva do apóstolo em relação à igreja, e que é a atitude que se espera dos filhos de Deus no tempo do fim. A expressão é "todos os santos". Aparece pela primeira vez em 1:15: "...do seu amor por todos os santos". Os efésios alcançaram um nível de maturidade espiritual, o qual se demonstra em seu amor para com todos os santos.

A segunda está em 3:9: "...e de esclarecer a todos". Aqui o "todos" implica em "todos os santos". Paulo diz que recebeu a encomenda de Deus de esclarecer a todos os santos o mistério escondido dos séculos em Deus. E este mistério, nos diz em Colossenses 2:2, é Cristo.

A terceira vez que aparece é em 3:18: "Sejam plenamente capazes de compreender com todos os santos qual seja a largura, o comprimento, a profundidade e a altura". As medidas da dimensão celestial de Cristo só podem ser compreendidas com todos os santos. Ninguém em forma individual pode obter essa compreensão.

A quarta está em 4:6: "Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos". Aqui nos diz que Deus é o Pai de todos os crentes. A Trindade está implicada aqui da seguinte maneira: O Pai está sobre todos; o Filho por todos, e o Espírito Santo em todos. Não há, pois, distinção alguma: todos os filhos de Deus são objetos da graça do Deus trino – como também ficou manifesto nos primeiros 14 versículos da epístola.

A quinta está em 4:13: "Até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus". Aqui de novo a palavra "todos" está implicando a todos os santos. O que ocorre com eles? Todos os santos têm que chegar a esse nível de unidade e de conhecimento. A obra do ministério e a edificação do corpo de Cristo é um assunto de todos os santos, e o objetivo disso é que todos cheguem à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus.

Finalmente, a sexta está em 6:18: "Com toda perseverança e súplica por todos os santos". Como conseqüência de todo o anterior, o apóstolo pede aos Efésios que orem por todos os santos.

Esta conseqüência é absolutamente lógica: Se eles amarem a todos os santos, se eles entenderem que todos os santos foram alcançados pela revelação do mistério; se é necessário todos os santos para conhecer a plenitude de Cristo; se o Deus trino está envolvido na sorte e bênção de todos os santos; se a meta de Deus é que todos os santos cheguem a ser um varão perfeito; então é preciso orar por todos os santos.

A revelação, a atitude e a tarefa dos crentes hoje têm que ser tão ampla e preciosa como a dos efésios.

Design downloaded from free website templates.