Os céus se abriram para Ele

O ministério do Senhor Jesus começou com o seu batismo – um fato que surpreendeu a muitos, inclusive a João Batista. Isto, devido ao batismo ter sido associado usualmente com o arrependimento e o lavar dos pecados. Portanto, se o batismo significava isso, o Senhor Jesus não deveria ter sido batizado.

A compreensão de João Batista –e de muitos– sobre o batismo só chega até aí. Mas alguns anos depois o apóstolo Paulo teve a compreensão mais completa. Em Romanos 6, Paulo nos diz que o batismo significa morte e ressurreição. Não só morte para uma antiga vida para ressuscitar para uma vida nova, mas também morte do eu, e ressurreição para um caminhar no Espírito.

O Senhor precisou morrer para si, para a sua vontade, para poder expressar cabalmente a vontade de Deus. Sendo ele um homem, tinha uma vontade humana, que devia desprezar. Por isso o batismo teve que ocorrer – ainda que contrariasse a João. O Senhor deveria, no começo da sua carreira, colocar as bases para um ministério espiritual. E quando o fez, ocorreu algo notável: “Os céus lhe foram abertos” (Mat. 3:16). E este “lhe"significa “a ele”, ou “para ele”. Não é que, simplesmente, os céus tenham sido abertos quando ele foi batizado, mas foram abertos para ele.

E em seguida, diz o Evangelho, que o Espírito, como pomba, descendeu “sobre ele”, e que veio uma voz do Céu dando testemunho dele. Por assim dizer, todo o Céu ficou a disposição de Cristo logo depois do seu batismo.

Com efeito, tudo o que ali ocorreu, veio por ele e para ele, por causa da sua aceitação a este princípio básico: tudo o que é humano tem que morrer; tudo o que procede da alma humana tem que ir para a cruz, para que, por meio da ressurreição, haja um novo homem que possa andar e servir a Deus no Espírito.

Naquele momento, quando João lhe batizou, Cristo era a única pessoa em quem se cumpria este princípio, e por isso todo o Céu encontrou contentamento nele. Mas este é também um modelo para todos os cristãos. Tal como este batismo abriu os céus para Jesus, assim também abrirá os céus para todo aquele que aceita para si este batismo de Cristo.

Design downloaded from free website templates.