Os buscadores de milagres

"Os judeus pedem sinais", disse Paulo, e com isso os retratou certeiramente. No entanto, eles não são os únicos judeus desta classe: hoje também há, mesmo não sendo descendentes de Jacó. Eles são os buscadores de milagres.

Eles sustentam a mesma tese daquele rico néscio: "Se alguém for a eles de entre os mortos, arrepender-se-ão" (Luc. 16:30). Eles pensam que vendo algum prodígio, então crerão. Mas não é assim. "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se persuadirão mesmo que alguém se levante de entre os mortos", responde-lhes o patriarca. A fé, que surge pelo ouvir a Palavra de Deus, não surgirá ainda que vejam um morto levantar-se da tumba. "A fé é pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus" (Rom. 10:17).

Os judeus reclamaram mais de uma vez ao Senhor que lhes mostrasse um sinal do céu. Eles queriam que ele os convencesse do seu messianismo, que lhes mostrasse algo grande, como Moisés, por exemplo, que tinha feito chover pão do céu, ou como Josué, que fez deter o sol e a lua, ou como Samuel, que fez trovejar em plena ceifa, ou como Elias, que fez cair fogo do céu.

No entanto, os milagres e prodígios são exigidos somente para desculpar a incredulidade, ou para satisfazer a curiosidade de ver algo espetacular e estranho, como ocorreu com aquele Herodes pecador.

O Senhor não aceitou fazer o seu jogo. Disse-lhes: "Nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas", e se referia a sua morte e sua permanência três dias e noites no coração da terra. Este é o coração do evangelho, e é a resposta mais eloqüente aos buscadores de milagres: Cristo morreu, foi sepultado, e ressuscitou de entre os mortos para nunca mais morrer. Em seu nome se recebe a fé para perdão dos pecados, e a vida eterna.

Os judeus menosprezaram a Jesus. Foi como se lhe houvessem dito: "Se puder demonstrar que é alguém, se puder fazer algo grandioso e espetacular, creremos em ti". Então o Senhor lhes diz: "Os homens de Nínive se arrependeram na pregação de Jonas, e eis aqui está quem é maior do que Jonas neste lugar … A rainha do Sul veio dos fins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e eis aqui quem é maior do que Salomão neste lugar".

A pregação de Jonas moveu os ninivitas ao arrependimento; a sabedoria de Salomão moveu uma mulher pagã a vir de longe para lhe admirar. Mas os judeus, tendo Alguém maior entre eles, pedem-lhe credenciais.

Os que buscam sinais se expõem a que, logo depois de receber o milagre, suceda-lhes alguma coisa pior, que os inimigos antes derrotados tomem maior vingança, ou que as enfermidades voltem a atacar (Mat. 12:43-45; Jo. 5:14). Se o coração não experimentou uma transformação, estará exposto a uma invasão de maldade maior, e seu último estado pode ser pior do que o primeiro.

A visão de um milagre não é capaz de transformar um coração; só a Palavra de Deus recebida e crida pode operar o milagre maior: o novo nascimento. É a palavra da cruz de Cristo o único remédio para o nosso endêmico mal.

Design downloaded from free website templates.