Receber aos que Cristo recebeu

Os capítulos 14 e 15 de Romanos têm uma importância fundamental na atual conjuntura da igreja. Aqui aparece o que é, talvez, o maior desafio para a igreja no fim desta era, no que se refere à vida da igreja.

Devemos reconhecer que a igreja em sua longa história de quase 20 séculos passou por todos os pontos doutrinários que contém a epístola aos Romanos em cada um dos seus capítulos. É provável que, em grande parte, ela tenha vivido a experiência de Romanos inclusive na mesma ordem em que essas doutrinas estão expostas.

Se isto foi assim, então os capítulos finais deveriam ser a experiência do presente e do futuro imediato da igreja. Do que se trata? Nos capítulos 14 e 15 se fala de que os membros do corpo devem receber-se uns aos outros, qualquer que seja a diferença que tenham com respeito a doutrinas 'secundárias'. Aqui são mencionadas algumas dessas doutrinas: o que se refere às comidas, e aos dias. O que das comidas? Um, que é forte na fé, pensa que se pode comer de tudo; outro, que é fraco, que se deve comer só legumes. O que dos dias? Uns celebram um dia; outros celebram outro.

Diante disto, o apóstolo diz: Não desprezeis uns aos outros; não julgueis uns aos outros, porque Deus lhes recebeu. Notem que a base da unidade é um feito divino: Deus recebeu a todos, tanto aos que comem como aos que não comem; aos que celebram um dia, como aos que celebram outro (14:3; 15:7).

O ponto é receber a todos os que Deus recebeu em Cristo. Nós podemos pôr uma infinidade de condições, e expressar as nossas críticas para os que não pensam ou fazem como nós; entretanto, o ponto é que Deus não exige mais. Nós tampouco podemos exigir mais.

A tendência natural do homem é assimilar a todos para que todos creiam e façam como nós. Entretanto, o coração de Deus é mais amplo do que o nosso, e nele cabe uma ampla variedade de cristãos. O corpo de Cristo tem membros de diversas cores, idiomas, níveis sociais, culturas, e maneiras de pensar. Nós não podemos mudar a Deus; e sim, temos que alargar o nosso pequeno coração, para que seja amplo e generoso como o Seu.

Nos capítulos 14 e 15 de Romanos há uma ampla argumentação a favor deste princípio. Os que necessitam argumentos para obedecer as instruções de Deus encontrarão ali muitas coisas para considerar. Mas os que estão dispostos a meramente obedecer a Palavra de Deus, acharão o seu deleite em receber a todos os que Deus recebeu, sem outra condição.

Como a igreja expressará a unidade da fé, do Espírito e do corpo sobre a terra? Só se for capaz de viver na prática desses dois capítulos de Romanos. Conforme avançam os tempos, e os sinais da Segunda Vinda de Cristo se cumprem, esta parte da Escritura terá mais e mais importância; será mais e mais realizada, para que quando o Senhor voltar encontre a sua oração de João 17 respondida sobre a terra.

Design downloaded from free website templates.