O testemunho de um discípulo

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13.35).

Quando um homem ou mulher recebe o Senhor Jesus, e crê no seu Nome, se torna um filho de Deus, nascido de Deus (João 1.12-13). Toda nova criatura é um servo de Jesus Cristo. Filho de Deus e servo de Jesus Cristo, mas ainda não é um discípulo. Jesus faz esta distinção em Mateus 10.24.

O servo está relacionado com o seu Senhor, o discípulo com o seu Mestre. Todo filho de Deus, nascido do Espírito é um servo de Jesus Cristo, porque foi para isto que Ele morreu e tornou a viver: "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos" (Rom. 14.7-9).

Todo filho de Deus é um servo, mas nem todo servo é um discípulo. O servo é chamado para ser um discípulo, e para isto é necessário ouvir o seu Mestre (Mateus 11.28-30). Para sermos servos é necessário somente crer, mas para ser um discípulo é necessário tomar a nossa cruz. Para ser discípulo é necessário renunciar a tudo quanto tem, até a sua própria vida: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo... Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Luc. 14.26-33).

Entre nós cristãos é notório o testemunho de servo e de Jesus como o nosso Senhor. Deus o fez Senhor e Cristo (Atos 2.36). Se isto não é fé em nós, não podemos nem ser chamados cristãos. Temos o testemunho de servo, mas não o de discípulo. Podemos ser chamados de seus servos, mas será que podemos ser chamados de seus discípulos? Nos nossos lábios talvez nos intitulamos seus discípulos, mas Jesus disse que há um testemunho nos seus verdadeiros discípulos: o amor uns para com aos outros.

Talvez, a princípio, diante dessa palavra, deveríamos nos sentir envergonhado, mas Jesus nos ensina o caminho, o da cruz. Negarmos a nós mesmos, tomarmos cada dia a nossa cruz e segui-lo. Em Lucas 9.23, Jesus nos diz que ser seu discípulo não é uma imposição, mas uma decisão pessoal. Mas para isto é necessário tomarmos a nossa cruz, e renunciar a tudo quanto temos, até a nossa própria vida.

Somente quando desejarmos a Ele, negarmos a nós mesmos e tomarmos a nossa cruz é que iremos amar uns aos outros, e então poderemos dizer que somos verdadeiramente seus discípulos. Somente com o testemunho de discípulos, é que o mundo irá crer que Ele foi enviado. O testemunho do amor do Pai que estava em Cristo, esteja em nós também: "...para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" (João 17.26).

Design downloaded from free website templates.